top of page

Você sabe quantas vezes a Bíblia menciona a palavra dinheiro?

Muito se comenta sobre essa informação na internet. Então, é importante dar a devida atenção aos fatos e não as suposições, certo?






Pesquisando no google: “money is the word mos mentioned in bible” (dinheiro é a palavra mais mencionada na bíblia), encontramos que de acordo com esse site de língua inglesa, a palavra “money” (dinheiro, em inglês) é mencionada 140 vezes em todos os livros que compõem a bíblia. Segundo o site, se somarmos “ouro” e “prata” como variações para dinheiro, temos mais 737 vezes.

Pesquisando um pouco mais, encontramos que o desenvolvedor William Ribeiro, criou um script para contar palavras de um determinado texto. Usando a versão King James em inglês da bíblia, e a versão relação à Bíblia Sagrada em português, na versão de João Ferreira d’ Almeida, o desenvolvedor chegou ao seguinte resultado: Em todas as versões consultadas, a palavra “dinheiro” aparece 140 vezes, em toda a bíblia (velho e novo testamento).

Segundo essa contagem por script, usando a versão King James em inglês da bíblia, tirando as palavras curtas (como “the”, “and”, “to”, “that” etc), a palavra mais citada na bíblia em inglês é “shall” (algo como “deve” em inglês), com 9838 ocorrências, e “lord” (“senhor”) com 7830 ocorrências. Em relação à Bíblia Sagrada em português, na versão de João Ferreira d’ Almeida, a palavra “senhor” é a mais citada, com 8147 aparições.

É importante citarmos, no entanto, que a Bíblia não se limita a falar apenas de dinheiro, ela utiliza várias outras palavras para citar fontes de riqueza ou a falta dela. Por exemplo: “ouro”, “prata”, “riqueza”, “ricos”, “prosperar”, “bem sucedido”, “herança”, “dívida”, “pobreza”, e outras expressões também.

Encontramos que a palavra “ouro aparece 417 vezes, e “prata” 320 vezes. Essas eram as moedas usadas nos tempos em que a Bíblia foi escrita. Podemos contar aproximadamente 2.350 versículos sobre o tema financeiro, dinheiro, riquezas e prosperidade.

De acordo com um levantamento feito em maio de 2020 pelo site Tithe, a Bíblia possui cerca de 2.000 escrituras sobre dinheiro, dízimos e posses. É o dobro de versículos sobre fé e oração somadas (a palavra oração aparece aproximadamente 500 vezes, amor aproximadamente 460 vezes, fé quase 500 vezes). Ainda, 16 das 38 parábolas feitas por Jesus tratam de dinheiro e posses e cerca de 25% das palavras de Jesus no Novo Testamento tratam da mordomia bíblica, além de 1 em cada 10 versículos dos Evangelhos trata de dinheiro. São menções que tratam o lado bom e ruim do dinheiro, a fim de ensinar e corrigir os destinatários sobre a maneira de relacionar-se com dinheiro.

Isso nos sugere que o livro demonstra muita importância a tudo que esteja relacionado com dinheiro. E o livro que mais fala sobre o tema, foi escrito pelo homem mais rico da história, o próprio rei Salomão é o autor do livro de “Provérbios”.

Interessante, né pessoal?!




Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro






Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:



2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:


Comments


bottom of page