top of page

Você conhece os 06 componentes essenciais da educação financeira?






Existem alguns componentes essenciais da educação financeira importantíssimos para você organizar a sua vida para ter equilíbrio e sucesso financeiro, são eles:


Orçamento: O orçamento é um como um mapa para você saber quanto ganha, como você deseja gastar e também para avaliar os investimentos. Um orçamento estável pode ser sinônimo de estabilidade financeira. Nele deve conter: metas de gastos do mês e os objetivos de poupança para o futuro.


Poupança: Quem começa a pesquisar sobre educação financeira tem um desejo em comum: economizar. Poupar é uma prioridade. De forma simples, poupança é a quantia que se deixa de consumir hoje, para utilizar em nosso futuro. Pode ser também onde aplicar a sua reserva de emergência.


Taxas de juros: A Taxa de Juros é o que define o seu retorno sobre o investimento. Quando aprendemos como essas taxas funcionam, aprendemos também a poupar para investir e para preservar nosso capital da inflação.


Dívidas: Contrair dívidas pode comprometer recursos do futuro e os consumidores devem ter sempre em mente como essa dívida poderá afetar o seu planejamento ao tomar decisões. Pois um endividamento mal planejado pode comprometer a realização dos seus projetos de vida.


Impostos: Os impostos também fazem parte de nossas decisões de consumo e investimento, já que estão incluídos em praticamente tudo o que pagamos e até mesmo em nossos investimentos. Informe-se sobre os impostos inclusos ou até mesmo sobre a isenção deles.


Planejamento financeiro: É uma ferramenta de administração financeira que consiste no processo de organização financeira realizado através do reconhecimento da situação financeira atual, junto com a determinação dos objetivos onde se quer chegar e o estudo de possíveis caminhos a serem utilizados para alcançar esses objetivos. O planejamento financeiro é usado para pessoas físicas e jurídicas, privadas e públicas. Ele é o ato de coletar informações relevantes, determinar objetivos, analisar os dados disponíveis (o que inclui a elaboração do fluxo de caixa, orçamento, investimentos, gestão de riscos, seguros, previdência, tributação, sucessão entre outros), determina as estratégias possíveis de serem utilizadas para alcançar os objetivos desejados, fazer a implementação e o acompanhamento constante da evolução das estratégias e realizar ajustes nas estratégias sempre que necessário. O planejamento financeiro proporciona direcionamento e significação às decisões financeiras, permitindo a visão global das finanças e a compreensão de como cada decisão financeira afeta outras áreas da vida financeira, ajudando assim a ter consciência de seus atos e desenvolver a disciplina necessária para atingir seus objetivos.


Que tal utilizar esses 06 componentes essenciais da educação financeira para organizar a sua vida?




Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro








Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:



2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:


Comments


bottom of page