O primeiro passo para entender o que é consumo consciente é perceber que o consumo de toda e qualquer coisa, seja um produto ou serviço, traz consigo consequências positivas e negativas. Por isso é preciso que as pessoas evitem o desperdício cada vez que comprarem algo. O ato de consumir afeta não apenas quem faz a compra, mas também o meio ambiente, a economia e a sociedade como um todo. Por isso é tão importante refletir sobre os nossos hábitos de consumo, estar atento à real necessidade do que consumimos e aos possíveis impactos que uma compra pode causar.
Produzir menos lixo, planejar suas compras, saber se são produtos piratas ou contrabandeados, conhecer a origem, e os processos de fabricação dos produtos que compramos e saber os impactos que eles causam ao longo de toda sua vida útil, da extração da matéria-prima ao descarte final, são algumas dicas de atitudes que fazem parte do consumo consciente. Esse olhar atento às externalidades do consumo é também o que permite ao consumidor consciente cobrar mudanças do poder público.
Como o consumidor é a ponta final do ciclo de produção, essas são algumas das atitudes que podem ser adotadas para minimizar o impacto ambiental do nosso consumo. Ou seja, o consumo consciente, também chamado de consumo sustentável, nada mais é do que consumir melhor, é um consumo diferente, aposto ao paradigma comportamental de consumo imediatista, que busca apenas a satisfação rápida e o lucro (do ponto de vista das empresas), sem considerar as consequências ambientais.
Além disso, a pratica o consumo consciente envolve evitar fazer compras por impulso e priorizar um estilo de vida eco-friendly.
Derivado do consumo sustentável, o consumo consciente é aquele em que cada escolha é feita pensando no impacto que terá no meio ambiente, na sociedade e até nas suas finanças. O conceito não é nada complicado: ele pode fazer parte do seu dia a dia e você nem vai perceber.
Sabe quando você deixa de comprar mais frutas no supermercado porque prefere consumir antes aquelas que já têm em casa? Ou quando abre mão de comprar por impulso uma roupa que você nem precisa? Você está consumindo de forma consciente, fazendo escolhas que vão ajudar a evitar o desperdício de comida e de dinheiro.
O consumidor consciente é aquele que, em sua rotina, leva em conta os impactos de cada compra, uso ou descarte de produtos ou serviços e também busca escolher com sabedoria as empresas com as quais fará negócios, considerando o seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental.
![](https://static.wixstatic.com/media/11062b_b919f53f152548d99097981f0a34d0cc~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/11062b_b919f53f152548d99097981f0a34d0cc~mv2.jpg)
Conheça algumas dicas para você ter um consumo consciente:
Aposte no planejamento de compras: O planejamento é um dos grandes aliados de quem quer consumir de forma cada vez mais consciente. Fazer uma lista antes de sair às compras no shopping ou no supermercado é uma maneira de só comprar aquilo que realmente precisa. Então, já sabe: anote o que precisa comprar e resista às tentações se mantendo fiel à sua lista. Além de reduzir possíveis desperdícios, você ainda economiza dinheiro.
Entenda que desejo não é necessidade: Preciso muito de um carro novo, de um vestido especial e outros. Quem nunca disse uma frase parecida por aí? Apesar de comum, esse tipo de afirmação nem sempre é fiel à realidade. O mais provável é que a pessoa queira muito algo, o que é muito diferente de precisar muito de algo. Para consumir de forma consciente, é importante aprender a diferenciar necessidade de desejo. Antes de comprar qualquer coisa, se pergunte se você realmente precisa daquele produto ou serviço para, assim, evitar comprar algo que não precisa e nem mesmo valerá muito a pena no futuro.
Reutilize sempre que possível: Avaliar o impacto ambiental de cada decisão também faz parte do consumo consciente. Nesse sentido, uma boa prática é reutilizar sempre que possível produtos e embalagens. A garrafa de vidro de água mineral pode virar um vaso para plantas, enquanto a caixa de presente de papelão pode funcionar para guardar papéis. Use a criatividade e tenha em mente que sempre vale mais a pena financeiramente e socialmente consertar, transformar e reutilizar do que comprar outra vez um produto.
Identifique hábitos nocivos: Quem quer consumir com mais consciência precisa, antes de tudo, identificar quais são os hábitos que tem no dia a dia que impedem adotar um estilo de vida mais sustentável. Para isso, analise a sua rotina e veja quais práticas podem comprometer o seu plano de consumir com mais consciência. Mesmo comportamentos rotineiros, como sempre deixar a luz acesa ao sair do quarto ou tomar banhos demorados, são prejudiciais a partir do momento em que aumentam as contas da casa e desperdiçam recursos valiosos, como água e energia. E não para por aí: usar aplicativos de transporte mesmo para trajetos de curta distância e comprar mais comida do que precisa para a semana, por exemplo, também são práticas que levam ao desperdício de dinheiro e não combinam com a rotina de quem quer levar um estilo de vida sustentável. Reflita!
Seja fiel aos seus valores: Para se consumir de forma cada vez mais consciente, é importante ser fiel aos seus valores. Dar preferência a empresas que são responsáveis socialmente e ambientalmente, por exemplo, é uma maneira de garantir que você apóia marcas que não querem apenas vender, mas também têm preocupação com os seus funcionários e com o meio ambiente.
Entre os benefícios de aderir ao consumo consciente estão contribuir para a sustentabilidade não só do planeta, como também das suas finanças. Ao refletir sobre como consome no dia a dia e adotar práticas que levam às melhores escolhas, você mantém os seus gastos sob controle e, de quebra, guarda dinheiro para realizar os seus sonhos.
Ao privilegiar marcas que têm compromisso com a sustentabilidade na hora de escolher os produtos que compra, você estimula que as empresas adotem boas práticas ambientais e sociais, promovendo relações justas de trabalho e atenção à saúde humana e animal. Você evita o acúmulo de produtos que não precisa, tornando a sua casa um ambiente mais saudável e sustentável. Além da natureza e da sociedade, a sua vida financeira também é beneficiada: ao evitar comprar por impulso e avaliar o que realmente precisa, você evita ser vítima do consumismo que pode levar ao desequilíbrio das finanças.
Interessante né pessoal?! Como os benefícios de praticar o consumo consciente são grandes. Mesmo pequenas mudanças de hábito trazem ganhos para o meio ambiente, para a sociedade e, até mesmo, para a sua qualidade de vida.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!
Atenciosamente,
Equipe do Box Financeiro
![](https://static.wixstatic.com/media/2e9d95_1350707d5e0c4a6da87515352ced94fc~mv2.jpg/v1/fill/w_960,h_960,al_c,q_85,enc_auto/2e9d95_1350707d5e0c4a6da87515352ced94fc~mv2.jpg)
Temos 02 convites especiais para você:
1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:
Facebook: https://www.facebook.com/boxfinanceiro
Instagram: https://www.instagram.com/boxfinanceiro/
Twitter: https://twitter.com/boxfinanceiro
TikTok: tiktok.com/@boxfinanceiro
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSEstkPR-iLPpIPMoS_D8hA
2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:
Temos muitos conteúdos gratuitos sobre Dia a dia, Educação Financeira e Empreendedorismo. https://www.boxfinanceiro.com.br/podcast
Comments