A conta poupança é um tipo de conta bancária simples e acessível, onde é possível reservar um dinheiro e receber uma rentabilidade. Também é conhecida como caderneta de poupança.
Esta conta é diferente da conta corrente onde o objetivo são as operações de transação. A poupança serve apenas para poupar dinheiro, podendo estar vinculada a uma conta corrente ou ser aberta separadamente em uma instituição financeira.
A poupança não é só uma conta mas também um meio de investimento, que apesar da baixa rentabilidade, ainda atrai muitas pessoas a aplicar o seu dinheiro.
Na conta poupança o dinheiro que fica depositado recebe um rendimento considerando um período mensal. Além disso, o saldo em conta possui liquidez diária, o que significa que pode ser sacado todos os dias.
A quantia depositada deve ficar durante o mês para receber a rentabilidade, sendo que se retirada antes ela não se aplica ao valor, ou seja, os juros da poupança, que consistem no seu rendimento, são repassados a cada ciclo de 30 dias. Este período é conhecido como o "aniversário" da poupança. Então, se você sacar as suas economias no 29º dia útil, perderá todo o retorno daquele mês. O saque do dinheiro deve ser bem pensado, justamente para evitar esse tipo de situação.
A poupança possui a mesma rentabilidade em qualquer banco, seja ele privado ou público. A taxa é definida e controlada pelo governo, através do Banco Central.
Neste tipo de conta nenhuma tarifa ou manutenção de conta, deve ser cobrada pelo banco, já que não é utilizada como uma conta corrente. Seu uso é direcionado apenas à aplicação da poupança e a obtenção de sua rentabilidade.
A poupança não precisa estar vinculada a uma conta corrente, por isso, basta procurar um banco presencial ou digital e pedir para que uma conta poupança seja aberta em seu nome. Para realizar a abertura o banco deve pedir alguns documentos simples como RG, CPF e comprovante de residência. Não será preciso pagar nenhuma taxa, tanto no momento de abertura quanto em sua utilização. O processo é simples e pode ser feito até para quem tem menos de 18 anos, com a presença dos pais.
As regras de uma conta poupança seguem as seguintes condições:
· Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é fixo em 0,5% ao mês mais a TR;
· Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da taxa Selic mais a TR.
É interessante observar que como um investimento, podemos citar como vantagens da poupança a liquidez imediata (você saca dinheiro quando quiser) e a isenção do Imposto de Renda.
Além disso, ela conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até o limite de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por conjunto de depósitos e investimentos em cada instituição ou conglomerado financeiro, limitado ao teto de R$ 1 milhão, a cada período de 4 anos, para garantias pagas para cada CPF ou CNPJ.
Fazer uma poupança é um passo importante para juntar dinheiro, criar uma reserva de emergência, concretizar metas e também aumentar o patrimônio. O que não é recomendável, contudo, é usar a caderneta como aplicação financeira, pois há opções muito mais rentáveis e igualmente seguras no mercado, como por exemplo, os investimentos em renda fixa e no tesouro direto.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!
Atenciosamente,
Equipe do Box Financeiro
Temos 02 convites especiais para você:
1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:
Facebook: https://www.facebook.com/boxfinanceiro
Instagram: https://www.instagram.com/boxfinanceiro/
Twitter: https://twitter.com/boxfinanceiro
TikTok: tiktok.com/@boxfinanceiro
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSEstkPR-iLPpIPMoS_D8hA
2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:
Temos muitos conteúdos gratuitos sobre Dia a dia, Educação Financeira e Empreendedorismo. https://www.boxfinanceiro.com.br/podcast
Comments