top of page

Porque a Educação Financeira faz bem para a vida?

A educação financeira é a área que te ensina a lidar melhor com suas finanças. Ou seja, a criar uma relação mais saudável de consumo, fugindo das dívidas intermináveis.

A educação financeira é entendida como o estudo das boas práticas entre você e o dinheiro. Nisso estão envolvidos a economia, melhor administração dos recursos, investimentos para aumentar seu patrimônio, planejamento financeiro e realização de sonhos a curto, médio e longo prazos.

Uma vida financeira desregulada afeta não somente o bolso, mas também várias outras áreas da vida, como o aspecto emocional.





Muitas pessoas sofrem com o fato de não conseguir fechar o mês no “azul”. De acordo com o estudo realizado pelo CNDL/SPC Brasil, grande parte da população endividada possui algum tipo de transtorno mental com doenças da mente. Neste “ranking”, os três mais citados são:

· ansiedade (63,5%);

· estresse e irritação (58,3%);

· tristeza e desânimo (56,2%).

Se tratando do país que alcançou o número recorde de endividados de 70,9%, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), essa quantidade é bem preocupante. Nesses casos, uma boa educação financeira faz com que as pessoas aprendam a lidar com o dinheiro e volte a sua rota inicial, ou seja, antes das dívidas.

Uma pesquisa da ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), mostrou que 78% dos brasileiros colocam a incerteza financeira como a causa principal das preocupações e ansiedades do dia a dia. Isso porque, quem vive no vermelho e trabalha apenas para pagar contas, com certeza está fazendo algo errado. O pior é que essa preocupação gera um grande estresse, afetando a saúde da pessoa em questão. Esse alto número é um reflexo de pessoas que não tem educação financeira para gerir seu dinheiro. Pois valorizar suas finanças requer conhecimento, organização e comprometimento.

O principal objetivo de uma educação financeira consistente é tornar o indivíduo consciente para todas as decisões que envolvam dinheiro. Logo, ela consegue fazer com que a pessoa esteja totalmente ciente das oportunidades e dos riscos envolvidos nas escolhas que pode fazer.

A educação financeira ajuda as pessoas a transformarem o dinheiro em uma ferramenta para alcançar seus objetivos. Com os conhecimentos necessários, torna-se possível fazer escolhas consistentes e que gerem aproximação dos resultados desejados.

Tendo uma relação saudável com o dinheiro, todas as outras áreas da sua vida serão beneficiadas. O motivo é que se organizar quanto aos seus gastos, controlando os excessos e os demandando para áreas que te darão mais prazer e bem-estar.

Por isso a educação financeira faz bem para a vida, ela ensina as pessoas a lidarem com o dinheiro, a fim de terem uma vida financeira mais feliz, próspera e saudável.




Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro






Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:



2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:


Comments


bottom of page