A faxina financeira se trata de uma reorganização da maneira que você emprega seus recursos, ou seja, limpar (excluir ou diminuir) os gastos desnecessários e investir o dinheiro de forma mais planejada.
A faxina financeira consiste em eliminar gastos desnecessários, além de reduzir os custos do seu orçamento pessoal e familiar.
![](https://static.wixstatic.com/media/11062b_06d2a88065574c868ef718cf8ede538c~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/11062b_06d2a88065574c868ef718cf8ede538c~mv2.jpeg)
Conheça 06 dicas para iniciar a faxina financeira na sua vida hoje mesmo:
1 – Reavalie os planos de serviços mensais: Você paga internet, telefone fixo, celular, TV a cabo, mas precisa realmente de tudo isso? A resposta provavelmente é sim, entretanto, alguns serviços incluídos nestes planos mensais podem ser descartados para enxugar o valor da conta. É muito comum assinarmos os serviços e depois nunca mais reavaliarmos se há uma real necessidade de tudo o que está incluído neles, então aproveite este momento para fazer isso. Por exemplo, nos planos de TV a cabo, passar para um pacote mais simples com menos canais pode gerar economia entre R$20 e R$30 reais ou até mais dependendo dos pacotes. Junte seus últimos boletos com a descrição dos serviços e analise onde você pode economizar. Outra opção é passar os telefones com planos pós-pagos para planos pré-pagos ou planos controle.
2 – Poupe combustível e economize mais: Existem várias opções para você que quer diminuir os gastos com combustível, basta escolher o que melhor se adequa ao seu estilo de vida e ao tanto que deseja poupar. Para economizar mais, você pode: Optar pelo transporte público; Dar carona e pegar carona; Usar bicicleta para trajetos curtos; Planejar melhor as rotas de carro para andar menos; Evitar horário de muito movimento ou propenso a engarrafamento.
3 – Cuidado com as compras de baixo valor: Muitas vezes, o tipo de gasto que mais aumenta a conta do cartão de crédito, por exemplo, não é aquele gasto maior, como compras do mercado, mas sim pequenos gastos do dia-a-dia. Levando isso em consideração, é possível afirmar que controlar os gastos menores é tão ou até mais importante do que controlar os maiores. Os gastos maiores dificilmente passam despercebidos, enquanto os menores se acumulam silenciosamente. Atualmente, pode-se dizer que não há desculpa plausível para não controlar os gastos. Desde a tática mais simples e comum de guardar comprovantes de pagamento até as soluções para fazer um controle financeiro com um caderno, caderneta, planner, planilha e aplicativos financeiros, certamente há uma maneira que seja prática e descomplicada para você usar.
4 – Faça uma faxina na lista de compras: Outra atitude que você pode tomar para enxugar os gastos é reavaliar os produtos da sua lista de compras do supermercado. Muitos deles podem parecer inofensivos à sua saúde financeira, mas mesmo os itens de menor valor podem causar um verdadeiro estrago no seu saldo bancário. Por isso, pegue suas listas e veja o que realmente precisa ser comprado e elimine os produtos supérfluos ou desnecessários.
5 – Mude os hábitos: Quem quer economizar de verdade, infelizmente tem que se desfazer de algumas coisas que gosta. Por exemplo, se você costuma almoçar todo domingo com a família em um restaurante caro, porque não experimentar uma opção mais em conta ou ainda cozinhar em casa com a família? Esse tipo de mudança de hábito pode causar um impacto muito positivo nas finanças. Sendo assim, pense nas coisas que você faz, veja se há possibilidades de economia e vá em frente.
6 – Classifique todos os gastos: Para quem deseja fazer uma faxina financeira, é imprescindível rever os gastos da casa, pessoais e familiares. O que mais compromete o seu dinheiro? Faça uma lista sincera com todos os pontos e inicie a classificação. Nesse exercício, você pode usar três categorias: Essenciais: compromissos que definitivamente não podem ser cortados do seu orçamento (como água, gás e luz); Necessárias”: pontos importantes para o funcionamento da sua casa, mas que podem ser revistos (como plano de TV ou internet); Supérfluas”: os gastos que podem (e devem!) ser cortados do seu orçamento (pedir delivery desnecessariamente, por exemplo).
Bacana né pessoal?! Como fazer uma faxina financeira trás inúmeras vantagens para a nossa vida. Gastar de forma organizada e sensata pode diminuir não só as contas, mas também a preocupação que vem com elas. Não é fácil fazer tudo isso, porém é recompensador.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!
Atenciosamente,
Equipe do Box Financeiro
![](https://static.wixstatic.com/media/2e9d95_1350707d5e0c4a6da87515352ced94fc~mv2.jpg/v1/fill/w_960,h_960,al_c,q_85,enc_auto/2e9d95_1350707d5e0c4a6da87515352ced94fc~mv2.jpg)
Temos 02 convites especiais para você:
1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:
Facebook: https://www.facebook.com/boxfinanceiro
Instagram: https://www.instagram.com/boxfinanceiro/
Twitter: https://twitter.com/boxfinanceiro
TikTok: tiktok.com/@boxfinanceiro
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSEstkPR-iLPpIPMoS_D8hA
2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:
Temos muitos conteúdos gratuitos sobre Dia a dia, Educação Financeira e Empreendedorismo. https://www.boxfinanceiro.com.br/podcast
Comments