top of page

O que é bem estar financeiro?

O bem-estar financeiro consiste em ter segurança e confiança em relação ao dinheiro e conseguir cumprir os compromissos de todos os meses sem grandes esforços ou preocupações.

Ele influencia em todas as áreas da vida, pois quando as finanças estão organizadas e em dia, fica mais fácil lidar com imprevistos, traçar novos objetivos e ter liberdade para fazer escolhas.

Muitas pessoas acreditam que o bem-estar financeiro está ligado com ganhar muito dinheiro e a resposta é não necessariamente. Ou seja, ganhar bem não significa que a pessoa terá bem-estar financeiro, pois está ligado com a organização e planejamento das finanças. Vamos usar como exemplo duas pessoas que ganham o mesmo salário. Uma delas gasta sem controle nenhum e é comum fechar o mês no negativo para manter o padrão de vida, muitas vezes entrando no cheque-especial, recorrendo a empréstimos ou pagando a fatura mínima do cartão de crédito. A outra pessoa, com o mesmo salário, consegue pagar todas as contas em dia e ainda poupa para os objetivos, mantendo um padrão de vida confortável. Neste exemplo, podemos dizer que a pessoa que tem as contas organizadas e planeja o futuro possui bem-estar financeiro.

A tranquilidade e o equilíbrio financeiro são alcançados quando a pessoa consegue organizar as contas, poupar para o futuro e alcançar os objetivos. E isso somente é possível com um bom planejamento e controle financeiro.






Não é a renda que define o bem-estar financeiro. Existem pessoas com grandes salários que passam por dificuldades, enquanto outras, com renda mais baixa, conseguem alcançar o equilíbrio nas contas e ter tranquilidade.

Alcançar o bem-estar financeiro traz benefícios importantes para a sua vida como:

Controle financeiro: Você controla o seu dinheiro, e não ao contrário. Ter um controle financeiro traz a tranquilidade de que suas obrigações serão cumpridas e que você terá recursos para passar o mês inteiro.

Não causa estresse e conflitos: O controle e planejamento financeiro afetam diretamente a sua saúde mental e seu humor. Quando se tem as finanças organizadas, diminuem as preocupações com dívidas, com imprevistos e em manter o padrão de vida, o que evita muita dor de cabeça e até mesmo brigas entre familiares.

Liberdade financeira: Você tem o poder de controlar as suas finanças e pode realizar escolhas de acordo com o que realmente importa e faz sentido para você. Isso faz com que você aproveite a vida sem culpas.

Não se apavora com gastos imprevistos: Criando e mantendo uma reserva de emergência você está preparado para passar com mais tranquilidade por alguma situação inesperada. Tendo uma reserva, não é necessário recorrer a empréstimos bancários ou pagar a fatura mínima do cartão de crédito. Além disso, a reserva ajuda a diminuir o transtorno emocional ao lidar com adversidades.

Gestão de patrimônio e de riscos: Tendo clareza da sua situação financeira, fica mais fácil visualizar o futuro e buscar por soluções que irão facilitar a sua vida, como contratar um seguro de vida, escolher um plano de saúde ou realizar um planejamento sucessório.

Mais fácil de alcançar os objetivos: Com as finanças organizadas, fica mais fácil definir metas e prazos, poupar e fazer investimentos para alcançá-las. Pode ser que demore um pouco para conquistar tudo o que pretende, mas o fato de se sentir no caminho para realizar o que deseja eleva os níveis de bem-estar financeiro.


Bacana né pessoal?! É interessante como estar com as finanças em dia e organizadas provocam o chamado bem-estar financeiro, que é aquele sentimento de tranquilidade e segurança quando o assunto é dinheiro. Por isso é tão importante organizar as finanças para conquistar o tão sonhado bem-estar financeiro e ter uma vida mais tranquila, não é mesmo?!




Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro






Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:



2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:


Comments


bottom of page