top of page

O que o Banco Central faz com o dinheiro danificado?

O Banco Central – BC, tem certos padrões de qualidade e, quando uma nota não os atinge mais, ela deve ser descartada, é o que acontece com cédulas manchadas, desfiguradas, gastas, queimadas, rasgadas ou danificadas de alguma forma.








Dependendo do valor, a maioria das cédulas de dinheiro ficam em circulação entre cinco a 15 anos. De tempos em tempos, muitas notas de real são descartadas.

Segundo o Banco Central, em 2019, cerca de 1,45 bilhão de cédulas foram descartadas por não atenderem mais aos padrões de qualidade. No mesmo tempo, 1,54 bilhão de novas notas foram colocadas em circulação.

Um equipamento específico é utilizado para destruir as notas, que viram um bloco compacto de fragmentos. Uma parte desses fragmentos é reaproveitada no processo de produção do cimento. Segundo o BC, a meta é adotar essa solução de reciclagem em 100% das notas destruídas até 2023.

Além disso, o BC lembra que "cédulas rasgadas, manchadas ou rabiscadas oneram os cofres públicos”. Afinal, “fazer dinheiro custa dinheiro", e orienta a cuidar bem das notas porque "imprimir novas cédulas para repor as danificadas” custa dinheiro, e esse dinheiro vem de impostos que todos nós pagamos.




Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro








Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:



2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:



Comments


bottom of page