O Banco Central - BC é o responsável em gerenciar o meio circulante ou, em outras palavras, garantir que exista a quantidade adequada de dinheiro físico para as necessidades da população. E uma das formas de fazer isso é imprimindo dinheiro.
Quem autoriza a emissão de novas cédulas no Brasil é o Conselho Monetário Nacional - CMN. O número de notas impressas é calculado de acordo com uma série de fatores, como a adequação ao ritmo da economia e o histórico de anos anteriores, em dezembro, por exemplo, costuma registrar o pico de dinheiro físico circulando, por causa dos pagamentos e compras de fim de ano.
A partir da deliberação do Conselho Monetário Nacional, o Banco Central encomenda a impressão ao fabricante no Brasil, o órgão responsável por esse processo é a Casa da Moeda.
![](https://static.wixstatic.com/media/11062b_83883de826fb49ddb7c42aa2ad1e2aae~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/11062b_83883de826fb49ddb7c42aa2ad1e2aae~mv2.jpg)
Mas imprimir dinheiro aumenta a inflação?
Quantidades de dinheiro entram e saem de circulação constantemente e uma das várias formas que fazem isso acontecer é literalmente a impressão de cédulas novas.
Imprimir essas cédulas (ou colocar mais dinheiro em circulação por outros modos) de forma desenfreada, sem levar em consideração o equilíbrio econômico, gera inflação. Mas cédulas são impressas todos os anos sem que isso gere inflação, por quê?
Basicamente, porque o Banco Central ajusta a quantidade de dinheiro em circulação levando em conta a demanda da população, sem perder de vista a taxa básica de juros.
Assim como novas notas são impressas, outras tantas são destruídas todos os anos por estarem danificadas. Segundo o Banco Central, em 2019, cerca de 1,45 bilhão de cédulas foram descartadas por não atenderem mais aos padrões de qualidade. No mesmo tempo, 1,54 bilhão de novas notas foram colocadas em circulação.
É normal que a quantidade de dinheiro físico em um país cresça gradualmente, afinal, a produção e os gastos também crescem em situações normais. O que não pode acontecer é um aumento desenfreado e não planejado.
A consequência mais comum para a impressão não responsável de dinheiro é a hiperinflação.
Para entender por que isso acontece, basta lembrar da lógica da oferta e demanda: se o mercado é inundado com mais papel moeda, a oferta aumenta e o valor da moeda cai – ou seja, o dinheiro passa a valer menos. Essa situação gera uma bola de neve: ao ver que o país está imprimindo dinheiro de forma descontrolada, os investidores perdem a confiança, o que gera a chamada “fuga de dólares”. Para tentar conter essa situação, os juros vão aumentando e a população vai perdendo poder de compra, afinal, os produtos vão ficando cada vez mais caros e o dinheiro, tendo cada vez menos valor. Tudo isso vai gerando um círculo vicioso que alimenta a crise econômica, e acaba acarretando em desemprego, endividamento e empobrecimento do país como um todo.
O que esperamos é que o Banco Central, tenha sempre sabedoria para não imprimir mais dinheiro do que realmente é o suficiente para o país, visto que esse ato, quando irresponsável, pode acarretar sérios problemas para a população e o país.
Além disso, o próprio BC lembra que “fazer dinheiro custa dinheiro", então "imprimir novas cédulas” custa dinheiro, e esse dinheiro vem de impostos que todos nós pagamos.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!
Atenciosamente,
Equipe do Box Financeiro
![](https://static.wixstatic.com/media/2e9d95_1350707d5e0c4a6da87515352ced94fc~mv2.jpg/v1/fill/w_960,h_960,al_c,q_85,enc_auto/2e9d95_1350707d5e0c4a6da87515352ced94fc~mv2.jpg)
Temos 02 convites especiais para você:
1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:
Facebook: https://www.facebook.com/boxfinanceiro
Instagram: https://www.instagram.com/boxfinanceiro/
Twitter: https://twitter.com/boxfinanceiro
TikTok: tiktok.com/@boxfinanceiro
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSEstkPR-iLPpIPMoS_D8hA
2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:
Temos muitos conteúdos gratuitos sobre Dia a dia, Educação Financeira e Empreendedorismo. https://www.boxfinanceiro.com.br/podcast
Comentarios