Se você acompanha o noticiário político e econômico com alguma regularidade, pode já ter ouvido a expressão comportamento ou efeito de manada. Como o título já indica, trata-se de um efeito perigoso, que gera grande imprevisibilidade. Na real todos saem prejudicados, tanto os que aderem a ele quanto os que ficam de fora, já que podem ser indiretamente afetados mesmo assim.
O comportamento de manada se refere a uma ação coletiva, ainda que pouco racional. É como uma atitude que as pessoas adotam ao se espelharem nas outras, sem questionar a razão daquilo.
Embora bastante difundido e até citado em trabalhos acadêmicos, o termo não tem um autor definido. Há quem diga que se trata de uma teoria com base na psicologia.
De fato, se considerarmos os potenciais desencadeadores dessa forma de proceder, não é difícil traçar paralelos com fatores que condicionam certas atitudes humanas. Isso porque o comportamento de manada surge em momentos de grande incerteza coletiva.
Ele é muito comum, por exemplo, na Bolsa de Valores. Quando o valor de mercado de um ativo despenca ou aumenta, tende ou a arrastar consigo uma grande quantidade de investidores ou provocar uma fuga em massa.
De certa forma, até existe uma lógica por trás desse modus operandi. O ser humano age muito em função do chamado “efeito espelho”. Isso significa que temos a tendência inata de copiar dos outros aquilo que julgamos ser bom. Essa é provavelmente a lógica que desencadeia o comportamento de manada.
No entanto, na maioria das vezes, ele está associado à pouca reflexão. Por isso, as pessoas passam a se comportar como bovinos assustados em um rebanho sem nem mesmo ter um motivo para tal.
Nesse sentido, seguir a manada pode ser, em vez de questão de sobrevivência, um problema generalizado sem qualquer justificativa plausível.
Toda decisão tomada sem reflexão é necessariamente perigosa. Esse é o principal problema do comportamento de manada, que pode se manifestar em diversas esferas.
Na política, ele pode levar um grande número de pessoas a votar sem qualquer conhecimento sobre um partido ou candidato. Já nas finanças, pode induzir ao excesso de gastos e diversos equívocos, todos com consequências graves para a saúde financeira.
![](https://static.wixstatic.com/media/2e9d95_28a537d43a2449f695c8a58b7d057d97~mv2.webp/v1/fill/w_980,h_749,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/2e9d95_28a537d43a2449f695c8a58b7d057d97~mv2.webp)
Assim, o comportamento de manada pode se caracterizar das seguintes maneiras:
· Repercussões nos investimentos: Quem age conforme a manada tende a decidir sempre porque viu alguém ou algum grupo fazer. É assim que pensam, por exemplo, pessoas que investem apenas porque ouviram colegas do trabalho dizerem que uma certa aplicação é rentável. Trata-se de um risco, principalmente quando o ativo em questão são ações e outras opções de rendimento variável. Por isso, antes de investir, jamais o faça apenas por indicação ou porque ouviu falar. Procure sempre se informar bem antes de aplicar seu dinheiro.
· Compras por impulso: Já sobre as compras por impulso, não tem muita novidade. Elas são um problema para quem não consegue disciplinar seus gastos e pode gerar estragos consideráveis nas finanças. Portanto, a melhor forma de evitar esse mal é planejar minuciosamente quanto você pretende gastar mês a mês.
· Falta de critérios ao investir e gastar: Se em um mês você investe em ações e, no outro, está procurando por opções de renda fixa, pode ser sinal de que faltam critérios na hora de aplicar seu dinheiro. Esse é um dos “sintomas” mais claros de um comportamento de manada. Ou seja, vale mais o que a pessoa acha que os outros estão fazendo e menos uma análise ponderada e cuidadosa do seu próprio caso.
Mas como fugir do comportamento de manada? Até aqui foi possível perceber que, embora prejudicial, o comportamento de manada é bastante compreensível. Felizmente é igualmente viável desenvolver estratégias para escapar dele.
A seguir, destacamos três medidas nesse sentido:
· Avalie sempre os prós e contras das decisões: Comportar-se tal como a manada é deixar de lado o senso crítico para agir apenas com base em um impulso. Um bando não pensa antes de agir. Ele simplesmente toma uma atitude e segue uma direção aleatória sem qualquer critério. Por isso, antes de tomar decisões, procure sempre analisar as vantagens e desvantagens implicadas.
· Nunca gaste sem planejar: Não há conta bancária que resista à falta de planejamento. Portanto, todo gasto deve ser previsto em um orçamento mensal, inclusive aqueles não tão fundamentais assim. Dessa forma, você terá uma boa justificativa para não seguir uma manada quando ela “disparar”.
· Procure sempre conhecer mais de uma opinião ou estudo: Por ser uma conduta irrefletida, o comportamento de manada tende a se basear, via de regra, em apenas uma opinião ou um lado da história. Esse é um erro grave, já que toda circunstância apresenta variáveis e condicionantes que podem causar impacto de diferentes maneiras. Assim, antes de tomar partido em alguma questão ou decidir onde aplicar e gastar seu dinheiro, busque estudos e dados para validá-los.
É essencial ressaltarmos que pode ser que para algumas pessoas ao detectar que tem o efeito manada, mediante essas dicas, e de fato, se você colocar em prática essas dicas básicas, saiba que já vai melhorar muito a sua vida financeira e pode sim, que você tenha resultados satisfatórios e positivos. Perceba que para se livrar do efeito manada é preciso ter coragem e mudar a sua forma de pensar, não é fácil, mas não desista antes mesmo de tentar. Mas para outras pessoas, pode ser que o efeito manada, seja mais sério e precise buscar ajuda.
Se você identificou que age de acordo com o efeito manada e viu que realmente ela está prejudicando, de alguma forma a sua vida financeira (mesmo que possa parecer simples e inofensiva para você), é recomendado fazer uma terapia voltada para finanças e procurar a educação financeira.
Existem diversas maneiras de cuidar do efeito manada como:
· Recomenda-se iniciar procurando a ajuda de aconselhamento financeiro, com a consultoria financeira. Especialistas em educação financeira e finanças são profissionais formados e experientes na área financeira, altamente capazes de ajudar as pessoas a organizar e controlar as suas finanças e também a traçar estratégias para planejamento financeiro a curto, médio e longo prazos. A educação financeira, mudança de mentalidade, hábitos e comportamentos o ajudará a lidar com sua situação financeira e existem muitos métodos eficazes para esse processo, por intermédio da consultoria financeira pessoal. Em diversos casos, muitas pessoas nos estágios iniciais da situação financeira, tem resultados positivos com o controle financeiro, pois o ato de começar a cuidar das finanças pode ajudar a impedir que a situação se deteriore, começando a recuperar o controle de suas finanças, lutando contra seus desejos de ignorar o problema, enfrentando quaisquer causas subjacentes, como a dívida e falência por exemplo.
· Praticar técnicas de relaxamento para aprender a controlar e impedir que a situação assuma o controle.
· As práticas integrativas e complementares de saúde – PICS, são formas eficazes de tratamento para essa situação.
· A terapia é uma opção que pode descobrir uma causa anteriormente desconhecida para a situação, ou uma origem inconsciente profundamente enterrada que pode ser tratada.
· É recomendado também a terapia em grupos de apoio financeiros, como acontece como os alcoólicos anônimos e dependentes de drogas. Os grupos de apoio financeiros, ajudam muito as pessoas a cuidarem de qualquer assunto relacionado a problemas e situações financeiras que afetam a saúde financeira.
· A hipnoterapia, regressão e hipnose é usada para encontrar uma razão para a situação ou modificar os sentimentos da pessoa em relação ao objeto temido, ajudando o doente a enfrentar a situação ou qualquer número de outras aplicações.
· Um tratamento bem conhecido para essa situação é chamado de terapia de exposição, um método no qual o indivíduo é lenta e gradualmente exposto ao cenário de que tem certa sensibilidade em uma situação controlada. Com o tempo, isso ajuda a pessoa a desenvolver uma tolerância e a se tornar insensível a uma situação que normalmente seria intensamente estressante.
· A medicação pode ser usada para controlar a ansiedade severa e ajudar o indivíduo a viver uma vida diária mais normal. Na maioria das vezes, porém, os medicamentos servem apenas para encobrir os sintomas e não ajudam a controlar o próprio medo subjacente.
Recomenda-se que quem tem o efeito manada, procure uma ajuda especializada com profissionais formados e experientes como psicólogos, terapeutas e psiquiatras e faça um tratamento.
De fato, o primeiro passo para resolver o efeito manada é aceitar que ele existe e, em seguida, traçar um plano para começar o processo. É notório que a falta de educação financeira é uma das causas também do desencadear o efeito mandada, pois a falta de informação leva a más escolhas e tomadas de decisões.
É extremamente importante que você entenda e reflita, pois tratar o efeito manada, fará com que você tenha uma vida financeira mais feliz, saudável e próspera.
Interessante né pessoal?! O efeito manada é um comportamento humano bastante comum, mas que pode prejudicar de forma drástica os seus investimentos e a sua vida financeira. De fato, com conhecimento, identificação desse efeito em sua vida e tomadas de decisão criteriosas e muito bem analisadas, será possível prevenir esse tipo de armadilha e proteger os seus resultados, não é mesmo?!
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!
Atenciosamente,
Equipe do Box Financeiro
![](https://static.wixstatic.com/media/2e9d95_fe21fa7addc54d75b67924f48d006468~mv2.jpg/v1/fill/w_960,h_960,al_c,q_85,enc_auto/2e9d95_fe21fa7addc54d75b67924f48d006468~mv2.jpg)
Temos 02 convites especiais para você:
1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:
Facebook: https://www.facebook.com/boxfinanceiro
Instagram: https://www.instagram.com/boxfinanceiro/
Twitter: https://twitter.com/boxfinanceiro
TikTok: tiktok.com/@boxfinanceiro
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSEstkPR-iLPpIPMoS_D8hA
2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:
Temos muitos conteúdos gratuitos sobre Dia a dia, Educação Financeira e Empreendedorismo. https://www.boxfinanceiro.com.br/podcast
Comments