A auto sabotagem é um termo utilizado para uma série de ações involuntárias que praticamos contra nós mesmos, sendo um comportamento relativamente comum, mas que passa despercebido pela maioria das pessoas que sabotam elas mesmas. Esse tipo de comportamento afeta principalmente o crescimento profissional, mas também pode afetar as relações interpessoais.
Os nossos comportamentos autodestrutivos estão fora do domínio da consciência, e o sucesso obtido através da independência e da autonomia podem ser apavorantes para alguns de nós.
![](https://static.wixstatic.com/media/2e9d95_3e0863fa285547d5b3d149abb8cc2349~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_98,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/2e9d95_3e0863fa285547d5b3d149abb8cc2349~mv2.jpg)
A auto sabotagem pode desencadear problemas como depressão, ansiedade e até mesmo doenças físicas. Em casos mais graves, a pessoa pode se auto mutilar, como forma de punição e impedindo momentos de sucesso e felicidade. Entre os comportamentos mais comuns da autossabotagem estão:
· Procrastinar tarefas importantes;
· Comer compulsivamente;
· Beber ou usar alguma droga com frequência;
· Tentar ser autossuficiente o tempo inteiro;
· Medo constante de errar;
· Comparar-se demais aos outros;
· Entre muitos outros.
A auto sabotagem financeira ocorre, na grande maioria das vezes, de forma inconsciente. São algumas atitudes que você toma, em relação a sua vida financeira, que acabam lhe atrapalhando e impedindo seu crescimento.
Quando a síndrome de autossabotador financeiro começa, as pessoas não valorizam suas conquistas e seu dinheiro. E, nestes momentos, se tornam vítimas da vida. Quando bate aquele sentimento tipo “eu mereço”, ou “eu me esforço tanto”, é um alerta.
Conheça 04 perfis de autossabotagem financeira:
1. Crença limitante financeira: aquele que acredita que não conseguirão equilibrar as finanças e acabam tomando decisões inconscientes que acabam com o dinheiro;
2. Escravo das dívidas: a pessoa que sempre contrai dívidas e corre o risco de ficar inadimplente quando há algum imprevisto. Ela consegue pagar as dívidas, mas não tem disciplina para trocar uma dívida por um investimento;
3. Endividado ativo: Este é aquele que sempre está endividado, não conseguindo pagar, e quando conseguem já entram em outra. Segundo Tolotti, ela é reflexo do endividamento emocional (causado por culpa, insegurança, baixa autoestima), sendo o gatilho para gerar dívidas;
4. Vitimado financeiro: considerado o pior modelo mental para a psicanalista, são as pessoas inadimplentes e com grandes dívidas que, muitas vezes, são impagáveis. Acreditam que a vida financeira é ruim por culpa dos outros.
Principais sinais da auto sabotagem financeira:
· Gastar/comprar por impulso: Esse tipo de auto sabotagem financeira é um verdadeiro pesadelo para as pessoas e uma dádiva para quem vende produtos ou serviços. Reflita antes de comprar. Pare, saia da loja, do computador ou do celular por pelos menos meia hora. Se distraia. Quando voltar para finalizar a compra, você estará mais racional e vai refletir se é necessário continuar comprando. É preciso também ter muito cuidado com os anúncios que aparecem na tela do computador e do celular. Se você se pegar comprando uma coisa que apareceu num banner, durante seu trabalho ou estudo, não tenha dúvidas que você está se autossabotando.
· Gastar tudo que ganha e não poupar nada: Essa atitude é da maioria das pessoas. Não conseguem poupar nada, porque ganham pouco e não sobra nada no final do mês. Ainda estamos vivendo um momento de forte desemprego e crise financeira no país, mas mesmo antes, quando as coisas estavam melhores, as pessoas tinham a mesma atitude. É difícil, mas não impossível. Comece com pouco. O importante é começar a poupar. Depois que o hábito é assimilado, fica mais fácil. Trace um objetivo. Pode ser pelo prazer de comprar à vista um eletrodoméstico, uma roupa legal ou mesmo uma pequena viagem. Depois de perceber que é possível, vai se tornar real e factível poupar.
· Não dar a mínima para o orçamento doméstico e só usar a “calculadora mental”: Essa autossabotagem financeira é uma das responsáveis pelo alto grau de endividamento das famílias brasileiras. As pessoas não tem a mínima ideia no que realmente gastam e nem o que ganham. Fazem as contas “de cabeça”, gastam pelo salário cheio e esquecem por exemplo, que tem o IR retido na fonte, INSS… Acabam não sabendo onde o dinheiro foi parar… A única forma de mudar é começar a escrever em uma planilha ou em um aplicativo as despesas diárias, as despesas rotineiras e as despesas eventuais. Depois disso é importante analisar onde está desproporcional para ver onde dá para reduzir um pouco. Demanda tempo, mas o resultado é libertador.
· Quando caímos nos efeitos “manadas” e somos “Maria vai com as outras”: Se as pessoas maduras e vividas caem nesta armadilha financeira, imagina os mais inexperientes. As pessoas acabam ficando míopes e seguem à risca orientações financeiras desastrosas só porque é moda e todos estão fazendo. A melhor forma de não sucumbir é usar a razão e pesquisar muito antes de tomar qualquer atitude. Vivemos isso faz pouco tempo com as criptomoedas. Alguns ganharam muito e milhões perderam muito…
· Não ter objetivos de vida definidos e não pensar no futuro: Quando “vivemos cada dia como se fosse o último” é uma grande autossabotagem. A vida não é um filme e nem uma novela. Coisas boas acontecem e coisas ruins também. Temos que ter uma reserva financeira para emergências, temos que definir objetivos claros e factíveis para termos uma vida financeira mais feliz e tranquila.
De fato, para evitar a auto sabotagem financeira, é necessário ter consciência dos seus ganhos e gastos para ter controle sobre o dinheiro. Assim como cuidamos da nossa saúde, do nosso corpo e mente, temos que cuidar da nossa vida financeira.
Interessante né pessoal?! É extremamente importante entender que é possível identificar esse problema e trabalhar esse aspecto, para que não realize esses comportamentos autodestrutivos, quebrando padrões negativos de comportamentos e fazendo com que a pessoa aprenda a não se auto sabotar.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!
Atenciosamente,
Equipe do Box Financeiro
![](https://static.wixstatic.com/media/2e9d95_fe21fa7addc54d75b67924f48d006468~mv2.jpg/v1/fill/w_144,h_144,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/2e9d95_fe21fa7addc54d75b67924f48d006468~mv2.jpg)
Temos 02 convites especiais para você:
1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:
Facebook: https://www.facebook.com/boxfinanceiro
Instagram: https://www.instagram.com/boxfinanceiro/
Twitter: https://twitter.com/boxfinanceiro
TikTok: tiktok.com/@boxfinanceiro
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSEstkPR-iLPpIPMoS_D8hA
2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:
Temos muitos conteúdos gratuitos sobre Dia a dia, Educação Financeira e Empreendedorismo. https://www.boxfinanceiro.com.br/podcast