Renda fixa é um tipo de investimento onde as pessoas conhecem ou podem prever a rentabilidade, antes mesmo de realizar a operação. Diferente da renda variável, como a Bolsa de Valores, onde a rentabilidade não é garantida e é preciso lidar com alguns riscos.
Para investir em renda fixa não existe mistério, muito pelo contrário, é bastante simples. E o investidor ainda conta com a segurança do Fundo Garantidor de Crédito - FGC, o mesmo seguro da poupança.
Investimentos de renda fixa são aqueles que têm rentabilidade definida no momento da contratação a uma taxa fixa pré ou pós-fixada. Os prefixados seguem a mesma taxa do início ao fim da aplicação e o pós-fixado, podem seguir algum índice como o IPCA (inflação). São exemplos de renda fixa: Tesouro Direto, CBDs, LCI, entre outros.
Qualquer um que deseja cuidar do seu dinheiro precisa conhecer o investimento em renda fixa. O motivo é bastante simples, pois este investimento é uma ótima alternativa para quem deseja economizar, investir com segurança, além de ter excelente rentabilidade, pois a poupança rende muito pouco.
Como qualquer outra empresa, os bancos, as instituições financeiras e até mesmo o governo, precisam captar recursos para financiar projetos e continuar em atividade, e é aí que entra o investimento em renda fixa. Investir em renda fixa é como emprestar seu dinheiro para essas instituições, elas utilizam o dinheiro para financiar suas atividades e, em troca, devolvem o dinheiro acrescido de uma taxa de juros.
O mais legal é que a renda fixa possui diversos tipos de títulos. Por isso, você tem inúmeras possibilidades diferentes para investir. Você pode escolher um título que tenha mais a ver com seu perfil de investidor, objetivos, com o momento que você está vivendo e, até mesmo, combinar várias modalidades em uma carteira de investimentos diversificada.
O que muita gente não sabe é que essa diversificação pode proporcionar ainda mais segurança e rentabilidade. Por isso, antes de começar a investir, você precisa conhecer melhor as alternativas de investimento. Assim, você poderá escolher o melhor título para o seu objetivo nesse momento.
![](https://static.wixstatic.com/media/11062b_bc499a0027a942d18647f98e693be0c9~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_655,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/11062b_bc499a0027a942d18647f98e693be0c9~mv2.jpg)
Conheça alguns tipos de investimentos em renda fixa:
1. Tesouro Direto: invista em Títulos Públicos: O Tesouro Direto é um dos investimentos mais procurados por quem deseja sair da poupança. Ele é um programa do Tesouro Nacional para comercialização de títulos públicos federais. O governo coloca esses títulos no mercado financeiro quando deseja financiar suas dívidas internas e precisa de dinheiro. Assim, o investidor adquire um título público, emprestando dinheiro para o governo. Em troca, o investidor receberá esse dinheiro acrescido de juros, em uma data predeterminada.
2. CDB: empreste seu dinheiro para os Bancos: CDB significa Certificado de Depósito Bancário. Esta aplicação é emitida pelos bancos com o objetivo de captar recursos para financiar suas atividades, como melhorias na sua estrutura e até empréstimos para seus próprios clientes. A lógica do CDB é a mesma do Tesouro Direto. O investidor empresta seu dinheiro para o banco e, em troca, recebe este capital corrigido com os juros, que normalmente segue a taxa do CDI como referência. Ao contrário do que você pode pensar, investir em CDB de bancos menores normalmente é mais interessante do que investir nos grandes bancos. Isso porque a rentabilidade dos títulos pode ser significativamente maior. O CDB é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Logo, você não precisa se preocupar se o banco quebrar, pois o título possui garantia e você receberá o dinheiro de volta e os juros, até um valor de R$250.000 por CPF e por instituição financeira.
3. LCI e LCA: invista em setores importantes: A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos emitidos por bancos e instituições financeiras. Esses dois títulos são muito parecidos. A diferença é que na LCI o dinheiro captado será utilizado em financiamentos no ramo de imóveis, enquanto na LCA o dinheiro será utilizado em financiamentos no ramo agropecuário. Esses títulos também possuem a segurança do FGC e uma grande vantagem deles é que são isentos de Imposto de Renda.
4. Fundos de Renda Fixa: conte com gestores profissionais: O investidor também a oportunidade de investir na renda fixa por meio dos Fundos de Investimentos. Esse veículo de investimento funciona como um condomínio com vários cotistas que formam o patrimônio total do Fundo. Então, o gestor e administradora do fundo investirá esse patrimônio em produtos de renda fixa. Desse modo, o investidor ganha tanto com o retorno das aplicações como com a valorização das cotas que possui ao participar do fundo de investimento. A vantagem desse tipo de estratégia é contar com os gestores e administradores profissionais do Fundo para escolher e aplicar o seu dinheiro nas melhores alternativas da renda fixa do mercado. Isto é, você não terá nenhum trabalho em realizar análises, comparativos e montagem das posições, tudo isso fica a cargo do gestor, que é o responsável por se dedicar 100% ao mercado para localizar as melhore oportunidades para os cotistas de acordo com a política do fundo.
Interessante né pessoal?! Então, se você já sabe o seu perfil de investidor e está pensando em investir, a renda fixa pode ser uma boa opção.
O primeiro passo para investir em renda fixa é entender a fundo como esses títulos funcionam. Para investir em diferentes instituições, você não precisa abrir conta em várias instituições financeiras, através de uma corretora de valores, será possível aplicar seu dinheiro em diversos títulos de várias instituições financeiras, com uma mesma conta. A conta numa corretora de valores funciona como uma conta no banco, mas é um banco de investimentos. A abertura de conta numa corretora de valores é bastante simples e normalmente pode ser feita pelo seu computador. Assim que enviar os documentos e preencher a ficha cadastral, vai ser preciso apenas aguardar a aprovação da conta. Logo após, o investidor poderá enviar o dinheiro por transferência bancária e começar seu investimento em renda fixa.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!
Atenciosamente,
Equipe do Box Financeiro
![](https://static.wixstatic.com/media/2e9d95_1350707d5e0c4a6da87515352ced94fc~mv2.jpg/v1/fill/w_960,h_960,al_c,q_85,enc_auto/2e9d95_1350707d5e0c4a6da87515352ced94fc~mv2.jpg)
Temos 02 convites especiais para você:
1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:
Facebook: https://www.facebook.com/boxfinanceiro
Instagram: https://www.instagram.com/boxfinanceiro/
Twitter: https://twitter.com/boxfinanceiro
TikTok: tiktok.com/@boxfinanceiro
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSEstkPR-iLPpIPMoS_D8hA
2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:
Temos muitos conteúdos gratuitos sobre Dia a dia, Educação Financeira e Empreendedorismo. https://www.boxfinanceiro.com.br/podcast
Comments