top of page

Entenda a diferença entre guardar e investir

Se você decidiu começar a separar uma parte do seu dinheiro para o futuro, para realizar um sonho, para ter uma reserva de emergência considerando imprevistos, não importa o objetivo, existem algumas opções de como fazer isso e elas estão sob dois grandes guarda-chuvas que é guardar e investir. E saiba que cada um tem um papel diferente na vida financeira das pessoas.






Entenda a diferença entre guardar e investir:


1- Guardar: Guardar dinheiro significa separar uma quantia e mantê-la estável – de preferência, em uma conta que renda acima da inflação; do contrário, o dinheiro desvaloriza. Tipicamente, as pessoas que fazem reservas de emergência estão guardando esse dinheiro, já que precisam ter acesso rápido a ele em uma urgência. Mas essa não é a única situação. Quem quer fazer um pé de meia para a velhice ou se preparar para algum plano específico pode adotar a mesma prática. O primeiro passo para começar a guardar dinheiro é ter em mente o quanto você ganha e o quanto gasta. O segundo é fazer com que a subtração de um pelo outro seja positiva para, em seguida, separar a quantia restante. Não se desespere se não conseguir guardar um valor alto ou o mesmo montante todo mês. Comece aos poucos. O ideal é dar o pontapé inicial.


2- Investir: Quando o assunto é investir, a história é um pouquinho diferente. Investimento é, de forma resumida, pegar uma quantia hoje e tentar transformá-la em mais dinheiro no futuro através de rendimentos. Engana-se quem pensa que para começar a investir é necessário ter muito dinheiro. A verdade é que qualquer um pode investir. Os bancos e instituições financeiras oferecem diferentes produtos de investimento para seus clientes, alguns dos quais começam em valores baixos. Dentro da categoria de investimentos financeiros, existem dois grandes tipos: os de renda fixa e os de renda variável. Renda Fixa: Na Renda Fixa, o investidor tem mais clareza de quanto seu dinheiro irá render. Tesouro Direto, CDBs e LCAs, entre outros, são alguns dos mais conhecidos. Na maior parte dos casos, eles oferecem rendimentos moderados, já que são atrelados principalmente a índices como o CDI e a Taxa Selic. Renda Variável: Os investimentos de renda variável têm taxas de retorno que variam conforme o tempo. Ou seja: a rentabilidade muda o tempo todo, o que significa que os riscos são maiores – mas os ganhos potenciais também. Na bolsa de valores são comercializados ativos de renda variável.


Mas qual a melhor opção? Depende. Para descobrir se o melhor para você é guardar ou investir, é preciso levar alguns pontos em consideração:


· Quais são seus objetivos financeiros?

· Você pretende usar o valor em um curto espaço de tempo?

· Tem em mente que investir não traz retorno imediato e que existe risco de perder dinheiro?


É essencial que você faça uma análise e escolha o que é melhor para o seu momento atual. Se tiver a possibilidade, associar dinheiro guardado e investido é a melhor forma de fazer seu patrimônio crescer sem abrir mão de uma rede de segurança.






Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro






Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:



2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:


Yorumlar


bottom of page