Nada melhor do que estar de férias, descansar, colocar as coisas em ordem, planejar o ano e também realizar aquela viagem de férias tão sonhada.
Para muitas pessoas, o final de ano é o momento perfeito. Sempre que se ganha aquela grana extra do fim de ano, vinda do décimo terceiro salário e do 1/3 das férias, surge a oportunidade de viajar.
Porém também existem outros momentos que a pessoa pode programar uma viagem de férias, considerando o período que tem de férias disponível na empresa.
![](https://static.wixstatic.com/media/11062b_81d702ae99974778b51c2b0bd5ea8cf3~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_1469,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/11062b_81d702ae99974778b51c2b0bd5ea8cf3~mv2.jpg)
Confira algumas dicas para viagem de férias, sejam de final de ano, de julho ou fora de época, para aproveitar os melhores destinos de cada época:
1- Férias de final de ano:
Se existe um período que já é tradicional e cultural para férias das empresas e das pessoas é o final de ano. É o momento que todos aproveitam aquele período entre Natal e Ano Novo para descansar e celebrar a data com a família e os amigos.
Não é à toa que é o período chamado de “alta temporada”, quando a procura é muito maior que a oferta. Então destinos tradicionais lotam rapidamente e não é incomum a pessoa não conseguir hospedagem ou então ter de pagar muito caro para viajar.
De setembro em diante, os estabelecimentos turísticos começam a divulgar promoções para os turistas aproveitarem sua viagem de férias. Tanto as agências de viagem, hotéis, pousadas, apartamentos de temporada e restaurantes, lançam pacotes especiais de fim de ano.
A dica para aproveitar as férias de final de ano é se programar com antecedência. Quanto mais perto da data de final de ano, mais difícil encontrar hospedagem disponível ou mais caro ela fica, principalmente as passagens aéreas.
Eu diria que a partir de julho e agosto é o momento ideal. Se você tem saldo de férias e a sua empresa tradicionalmente dá férias no final de ano, por quê não reservar com antecedência?
A dica é procurar pacotes de férias em sites como Zarpo e Hurb, ou então montar o seu próprio pacote comprando as passagens aéreas em sites como da Max Milhas, Skyscanner ou Viajanet. Para a hospedagem, temos o Booking ou o Hotéis.com.
Nós poderíamos citar uma lista infinita de destinos que se preparam para o final de ano para receber os turistas, mas a verdade é que todos eles ficam aguardando os turistas ansiosos, seja no Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte ou Nordeste.
Com certeza o campeão é o litoral brasileiro e suas lindas praias brasileiras que ficam lotadas fazendo os turistas aproveitarem o calor do verão para se refrescar e se divertir com toda a família.
Sem falar nas opções de viagem internacional que também são ótimas opções, seja para viagens na América do Sul, para o Caribe, para a América do Norte, para a Europa, para a Ásia, África ou até mesmo Oceania.
Ao escolher uma viagem internacional, vale a pena considerar comprar os ingressos antecipadamente, em sites como da Go City, por exemplo, já que existem lugares que são sempre muito concorridos nessa época do ano.
2- Viagem de férias de julho:
Porém nem sempre a pessoa tira as férias de final de ano. A pessoa também pode tirar férias no meio do ano, quando vencem as férias na empresa, ou então se programar para tirar férias de julho.
Eu diria que as férias de julho é a segunda data mais concorrida do ano para reservar hotéis e pousadas ou alugar apartamentos de temporada. Muitas famílias aproveitam as férias escolares dos filhos para passar o tempo com eles e de quebra viajar.
Mas se tem um destino muito procurado nessa época do ano é o Nordeste, em destinos como Fortaleza, Natal, Maceió, Recife, Aracaju ou Salvador.
O interior paulista também é muito procurado para curtir momentos em meio à natureza, muitas vezes até com um pouco de aventura, aproveitando o tempo firme para visitar montanhas e cachoeiras, em destinos como Brotas, Atibaia, Boituva, Águas de Lindoia, entre tantos outros.
No Sul do Brasil é uma época de muito frio, então o litoral fica vazio e as pessoas acabam buscando nessa região destinos como Gramado, Serra Catarinense, Curitiba e tudo mais para de fato curtir o frio encasacados e voltar para casa cheio de fotos de lembrança.
Não podemos deixar de falar que é uma ótima opção curtir as férias de julho fora do país. Nesse caso, podemos destacar dois pontos: destinos de neve na América do Sul, como Bariloche e Santiago, assim como destinos na Europa e América do Norte, já que nessa época do ano é verão nesses destinos.
3- Viagem de férias fora de época:
Tem pessoas que não conseguem tirar férias no fim do ano, seja porque trocaram de emprego ou porque a característica do emprego não permite. Assim como tem aqueles que preferem fazer sua viagem de férias fora de época para aproveitar que os destinos turísticos não estão lotados, economizando tempo com filas e economizando também na compra da viagem.
Nesse caso, é possível esperar mais para planejar a viagem do que as pessoas que tiram férias de fim de ano. Com um mês de antecedência é possível conseguir bons descontos. A exceção fica com os destinos internacionais, já que é indicado comprar com 3 meses de antecedência devido à burocracia envolvida em uma viagem internacional.
4- Quebra de férias mais de uma vez no ano:
Pela lei da CLT, os funcionários tem direito a 30 dias de férias quando completam um ano de casa. Não necessariamente a empresa tem de dar as férias quando o funcionário quer, mas é comum existir uma negociação e um acordo para o melhor momento. E as empresas sabem que precisam quitar o saldo antes de completar mais um saldo de férias.
Para quem gosta de viajar a melhor estratégia é não vender o saldo de férias e se programar para tirar férias pelo menos duas vezes no ano, uma no final de ano e outra nas férias de julho, ou então conforme seu gosto pelo melhor período. A lei permite a quebra em até 3 períodos.
Veja abaixo alguns exemplos de quebra de férias para viajar:
· Tirar 20 dias de férias em dezembro e 10 dias de férias em julho
· Tirar 25 dias de férias em dezembro e 5 dias de férias em julho
· Tirar 20 dias de férias em dezembro, 5 dias de férias em julho e 5 dias de férias em outro período do ano
· Tirar 15 dias de férias em dezembro, 10 dias de férias em julho e 5 dias de férias em outro período do ano
· Tirar 10 dias de férias em dezembro, 10 dias de férias em julho e 10 dias de férias em outro período do ano
Importante: Lembre-se sempre de negociar com a empresa essas possibilidades para não prejudicar você no trabalho.
Outra dica é planejar para sair de férias combinando dias de férias disponíveis com os feriados do ano. Por exemplo, aproveitar um feriadão que começa na sexta-feira e vai até domingo e tirar férias a partir de segunda-feira. Assim você soma os dias disponíveis para fazer uma viagem mais longa, possivelmente até para fora do país.
Bacana né pessoal?! Como você viu, não vão faltar motivos e oportunidades para você fazer uma viagem de férias esse ano ou no próximo ano. Você pode viajar nas férias de fim de ano, nas férias de julho ou então nas férias de meio de ano.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!
Atenciosamente,
Equipe do Box Financeiro
![](https://static.wixstatic.com/media/2e9d95_c24efe49498d42c6b5792a11791f6a70~mv2.jpg/v1/fill/w_960,h_960,al_c,q_85,enc_auto/2e9d95_c24efe49498d42c6b5792a11791f6a70~mv2.jpg)
Temos 02 convites especiais para você:
1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:
Facebook: https://www.facebook.com/boxfinanceiro
Instagram: https://www.instagram.com/boxfinanceiro/
Twitter: https://twitter.com/boxfinanceiro
TikTok: tiktok.com/@boxfinanceiro
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSEstkPR-iLPpIPMoS_D8hA
2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:
Temos muitos conteúdos gratuitos sobre Dia a dia, Educação Financeira e Empreendedorismo. https://www.boxfinanceiro.com.br/podcast
Comments