SMART é uma metodologia que auxilia as empresas na definição de metas inteligentes. Sua sigla foi baseada em 5 fatores para conseguir alcançar seus objetivos estratégicos: S (Específica), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).
Definir metas pode aparentar ser uma tarefa fácil. Entretanto, a metodologia SMART demanda muita observação, estudo e planejamento. Assim, é possível aumentar a produtividade dos colaboradores, melhorar as estratégias e alinhar com os objetivos para elevar os resultados organizacionais.
A sua característica envolve estabelecer objetivos claros e específicos para o que se deseja atingir. Além disto, engloba aspectos como prazos e uma equipe que será envolvida, com a finalidade de impactar na performance de pessoas dentro da empresa.
Na prática, são como checklists. Isso porque, cada meta é devidamente verificada e avaliada em relação aos resultados que se pretende atingir.
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Vamos entender os 5 fatores dessa metodologia?
S = Específica (Specific): É necessário realizar a avaliação de os objetivos claros e específicos para suas metas organizacionais terem alto impacto (e não genéricos, como ‘conquistar mais clientes’ e ‘aumentar a margem de lucro’).
Para definir uma meta como específica, é necessário responder a algumas perguntas que levam a uma reflexão e análise sobre onde se deve chegar. Como:
· O que alcançar com essa meta?
· Quem são os responsáveis por ela?
· Onde acontecerá as ações para realizá-la?
· Como conquistá-la?
· Por que ela é importante e deve ser cumprida?
M = Mensurável (Measurable): Uma meta inteligente tem que ser capaz de ser medida, pois o que não se mede, não existe dentro de qualquer estratégia. Por isso, é crucial que a meta seja mensurável e avaliada a partir de KPI’s. Assim, é possível acompanhar o desempenho de todas as ações que levaram ao alcance (ou não) de uma meta.
As perguntas a serem respondidas são:
· Qual resultado é esperado?
· Em quanto tempo será alcançado?
A = Atingível (Attainable): Outro detalhe é que se uma meta não for alcançável, ela não é inteligente. Levando em conta que sempre será baseado na realidade da empresa e do mercado atual. Esta etapa é fundamental, pois influencia direto na motivação dos colaboradores e pode gerar uma frustração se não conseguir ser atingida. Com a estratégia correta e ações bem definidas, o caminho se torna muito mais preciso.
As questões a serem respondidas aqui são:
· Com base no histórico e com ponto de vista financeiro, a meta é possível de se realizar?
· A partir da opinião dos colaboradores e da estrutura, é possível atingir os objetivos?
R = Relevante (Relevant): Para ser relevante, tem que fazer sentido tanto para gestores quanto para a equipe. Isso faz com que esta meta não gere desmotivação, desinteresse ou até mesmo aumente a rotatividade dentro da empresa. Pensando nisto, cada meta deve ser relevante e ter um responsável para alcançá-la. Toda meta deve causar um impacto sobre os negócios, seja conseguir vender todo o estoque dos produtos promocionais ou elevar as vendas em 15% no período de tempo estabelecido. Sua relevância precisa causar um efeito direto.
T = Temporal (Time based): Ter um prazo para começar e terminar é fundamental para que estas metas sejam cumpridas, já que tem o intuito de facilitar a análise dos resultados e o alinhamento da equipe. Se não tem um prazo de tempo pré-estabelecido, a realização das metas fica indefinida. Por isso, quando for escrever a meta é necessário informar sobre o período que será executado as ações de todas as metas.
A metodologia SMART traz muitas vantagens como: Aumento da produtividade, garantia de foco, maior facilidade para a aplicação de feedbacks.
Gerar mais e melhores resultados é uma busca contínua, não é mesmo? Independente da especificidade da meta, obter sucesso é o que toda empresa busca. A metodologia SMART ajuda na identificação das prioridades, permite focar no que é relevante, definir uma estratégia específica, dando prazos para concluir o que foi proposto.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!
Atenciosamente,
Equipe do Box Financeiro
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