top of page

8 dicas práticas para comprar material escolar sem gastar muito

De fato, a criatividade a algumas iniciativas de mudança fará bem ao seu bolso. Se você está na correria para a compra do material escolar, já deve ter percebido que os preços estão bem salgados. E para não apertar o orçamento logo no início do ano letivo, separamos 8 dicas para te ajudar a comprar os materiais sem gastar muito.






Confira 8 dicas práticas para comprar material escolar sem gastar muito:


1. Verifique se todo o material será usado no curto prazo: Você já sabe que a lista contém tudo que será usado durante o ano escolar. Por isso, se ficar pesado comprar de uma vez, verifique se há itens que serão usados no próximo trimestre ou semestre e postergue a compra de tais produtos.

2. Não leve os filhos para as compras: Os personagens de desenhos animados e os super-heróis são um grande chamariz para a criançada. Porém, um caderno estampando com aquela porquinha do desenho, pode custar mais do que o dobro se comparado a um caderno comum.

3. Mas se tiver que levar os filhos, atenção: Caso não consiga ir sem eles e aconteça o momento de “eu quero esse”, atente-se para a diferença de preço, mostre e explique que o material tem a mesma utilidade. Lembre-se que ocasiões como essa são verdadeiras oportunidades de educação financeira.

4. Faça as compras com os pais de outros alunos: Comprar em grande quantidade direto de atacadistas é certeza de desconto. O mesmo vale para os livros. Você e os outros pais podem fazer a compra direto com a editora.

5. Compare preços antes de comprar: Antes de sair de casa, pesquise os preços na Internet e aí sim saia para pesquisar também, em pelo menos, duas lojas físicas. Comprar por meio de lojas online pode ser vantajoso, porém verifique o prazo de entrega. Além disso, não é possível negociar desconto em uma loja virtual como em uma loja física. Por isso, faça as contas.

6. Negocie desconto para pagamento à vista: Se tiver como pagar à vista, não saia da loja sem negociar, pelo menos, 5% de desconto. Tenha paciência, converse e negocie mesmo. Hoje em dia o mais comum é o pagamento no crédito e para o lojista é interessante o recebimento no ato. Agora, se não tiver jeito, atente-se ao número de parcelas e evite comprar a prazo com juros.

7. Preço x qualidade: Repare na qualidade dos materiais, afinal, não adianta comprar barato se não vai durar ou não terá a utilidade necessária. Nesse caso, o barato sai caro, pois será necessário substituir o material.

8. Reaproveite materiais com criatividade: Sabe aquele caderno do ano passado com folhas sobrando? Que tal fazer uma brincadeira com o seu filho para customizar a capa? Um pouco de tinta ou colagem com recortes e figurinhas dará um novo visual. E de quebra você ensina a evitar o desperdício e ainda se diverte com o pequeno.


Interessante né pessoal?! Depois de todas essas dicas já deu para perceber que se organizar garante uma boa economia, certo? Por isso, não hesite em pesquisar valores, criar listas e conversar com as crianças e adolescentes sobre esse momento de compra.





Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro







Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:



2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:


Comentários


bottom of page