Grande parte das vendas do ano inteiro acontecem no período do Natal. Os maiores responsáveis são as promoções de queima de estoque de fim de ano, quando as lojas se preparam para receber novos produtos e as pessoas aproveitam para comprar os presentes dos seus entes queridos.
As ofertas de Natal são um período complicado para se fazer compras. Enquanto temos algumas das melhores ofertas do ano, elas acontecem logo após a Black Friday e na mesma época que as pessoas estão se planejando para as férias ou impostos anuais.
Para você não se apertar comprando mais do que o necessário ou gastando mais do que pode, algumas dicas podem te ajudar a economizar na hora das compras.
![](https://static.wixstatic.com/media/11062b_d2bd2bc314eb4a3b851d40001f9a3f7f~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/11062b_d2bd2bc314eb4a3b851d40001f9a3f7f~mv2.jpg)
Confira 8 dicas para você economizar nos presentes de Natal e encerrar o ano sem dívidas:
1. Defina quanto pode gastar
Estabelecer um teto máximo de gastos é o primeiro passo para economizar nos presentes de Natal. Para esse cálculo, o ideal é ter uma previsão de despesas mensais fixas e variáveis. Além disso, estabelecer os gastos anuais previstos para o primeiro bimestre do ano, como IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e rematrícula. “Feito isso, caso haja sobras, é possível planejar a reserva para as compras de final de ano”.
2. Faça uma lista
O ideal é preparar uma lista de pessoas e o valor do item de cada. Isso ajudará a economizar nos presentes de Natal, sem esquecer de ninguém. “Seja 100% fiel ao seu teto. Pense que, se você gastar a mais, alguma conta será impactada no próximo mês. Ninguém quer começar o ano no vermelho”. Para isso, “Depois de fazer a primeira lista, reveja e tire 10% – repita isso pelo menos mais duas vezes”. “Se você comprou presentes para todos e ainda sobrou dinheiro: guarde e invista. Com isso, você terá um presente-surpresa no futuro.” Se algum presente for mais caro do que esperava, dê um jeito de conseguir o valor que excedeu em desconto nos demais, sugere. “Diga para você mesmo: seu limite é inegociável. Seu bolso e as contas de janeiro agradecem.”
3. Cuidado com o amigo secreto
Amigo secreto nem sempre é uma boa alternativa para economizar nos presentes de Natal. “É uma grande pegadinha”. “Se você é uma pessoa popular, vai ser convidada para dez grupos e isso não é nada legal para seu bolso.” Por isso, “defina também de quantos vai participar e o valor teto de cada um. De preferência, o mínimo possível”. Na verdade, se você perceber que suas finanças ir]ao ficar comprometidas com esses pequenos amigos secretos, sugere-se não participar de nenhum e se autopresentear. “E não se preocupe, ninguém vai deixar de ser seu amigo só porque não entrou no grupo. E sua família também vai continuar sendo sua família”.
4. Antecipe as compras
Antecipar as compras é sempre uma ótima opção. “Além de mostrar planejamento, você foge do caos das lojas, pois a cultura do brasileiro é sempre deixar para última hora”. Por isso, tenha uma lista de prioridades, antecipe o que for mais urgente e evite compras muito perto do Natal.
5. Priorize compras pela internet
No geral, compras pela internet têm menores preços. “Eletrônicos, móveis e eletrodomésticos são os que mais chamam atenção, com variações desde 10% até 35% em alguns casos”. Um ponto de atenção, no entanto, é se antecipar. “Nessa época, o impacto na logística também é enorme e você corre o risco de não receber o presente no prazo.” Sugere-se usar sites de comparação de preços, como o Bondfaro ou o Buscapé. “São ferramentas excelentes para saber se está pagando realmente barato e para evitar cair em falsas promoções”.
6. Negocie preços
Com um bom planejamento, é possível se organizar durante o ano para guardar dinheiro e pagar à vista. “Na maioria dos estabelecimentos, você conseguirá entre 5% e 15% de desconto”. No caso de compras pela internet, a negociação poderá ser realizada pelo SAC, solicitando um cartão de desconto, ou pelo WhatsApp da loja. A dica é “negociar o máximo que puder na condição que o vendedor oferecer e usar a compra à vista como última cartada”. Se for igual ao parcelado, sugere-se “aplicar a diferença em algum investimento de liquidez mensal: por menor que seja o rendimento, seu dinheiro vai aumentando enquanto paga as parcelas”.
7. Compre após as festas
Depois do Ano Novo, muitas lojas entram em liquidação. “Se a pessoa à qual você quer presentear não ficar triste de receber depois, irá economizar uma grande quantia”, avalia o consultor.
8. Faça Você Mesmo
Usar habilidades como mosaico, pathwork ou tricô/crochê é uma boa forma de economizar nos presentes de Natal. “Fora que o presente feito por você mesmo passa uma mensagem de um carinho e sentimento diferente pela pessoa”. Presentes, no geral, não precisam ser caros. Apostar na criatividade também é uma alternativa para não gastar muito.
Bacana né pessoal?! Agora ficou fácil fazer economizar nos presentes de natal, não é mesmo? Com essas dicas é possível sim, manter os gastos dentro do orçamento e não deixar de presentear os familiares e amigos.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!
Atenciosamente,
Equipe do Box Financeiro
![](https://static.wixstatic.com/media/2e9d95_c24efe49498d42c6b5792a11791f6a70~mv2.jpg/v1/fill/w_960,h_960,al_c,q_85,enc_auto/2e9d95_c24efe49498d42c6b5792a11791f6a70~mv2.jpg)
Temos 02 convites especiais para você:
1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:
Facebook: https://www.facebook.com/boxfinanceiro
Instagram: https://www.instagram.com/boxfinanceiro/
Twitter: https://twitter.com/boxfinanceiro
TikTok: tiktok.com/@boxfinanceiro
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSEstkPR-iLPpIPMoS_D8hA
2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:
Temos muitos conteúdos gratuitos sobre Dia a dia, Educação Financeira e Empreendedorismo. https://www.boxfinanceiro.com.br/podcast
Comentários