top of page

7 dicas sobre como economizar no material escolar

Basta finalizar o ano letivo para que os pais comecem a ser assombrados pela lista de material escolar. Para dar aquela força no orçamento familiar, separamos algumas dicas de como economizar no material escolar. Os pais precisam ficar atentos para não deixar que esse momento traga consequências negativas para o resto do ano. Não são raros os casos de pais endividados por conta dos materiais escolares. Além de ser um impacto natural nas finanças, esse período costuma ser ainda mais delicado devido as festas de final de ano. Para lidar com a situação.






Confira 7 dicas sobre como economizar no material escolar:


1- Pesquise: De acordo com pesquisas de Procons de vários estados do Brasil, há uma diferença de preços de mais de 300% nos itens escolares. Esse dado demonstra a importância de realizar uma boa pesquisa de preço. Além de comparar entre as lojas físicas, use a internet a seu favor e veja as promoções online. Não esqueça de incluir o valor do frete. Outro fator importante é começar a se atentar ao valor dos itens menores, como borrachas. É bastante comum que haja diferenças entre os valores e os pais acabem pagando mais caro sem notar.

2- Analise a sua lista: Como uma forma de vetar abusos na lista de material escolar, o Procon proíbe que as instituições solicitem alguns itens, como produtos de limpeza e higiene, administrativos e remédios. Também é proibido especificar, marcar lojas ou livrarias para a compra dos materiais. Antes de ir às compras, verifique se a lista da escola está coerente com aquilo que é estabelecido pela nossa legislação. Assim, você evita comprar itens desnecessários.

3- Reutilize: Não hesite em reutilizar materiais como uma forma de economizar. Uniformes podem passar por pequenas reformas e serem utilizados por mais um semestre, por exemplo. Você pode negociar livros didáticos usados com outros pais e até mesmo passar o material do filho mais velho para o mais novo. Atenção: antes de ir às compras, faça uma varredura de todos os materiais que tem em casa e quais ainda podem ser aproveitados, como mochila, tesouras, compassos, etc. Mesmo que a criança reclame, isso é importante para equilibrar a sua situação financeira com os desejos dos filhos.

4- Peça desconto: Não deixe passar a oportunidade de fazer aquela pechincha na hora das compras. Negocie quando for levar mais de um item em uma loja e se organize para pagar à vista. No caso de compras parceladas, opte por uma quantidade de parcelas que não inclua juros. Também é necessário ficar atento se a loja cobra taxas diferenciadas para compras efetuadas no cartão de crédito.

5- Cuidado com marcas e personagens: Produtos de personagens e marcas específicos costumam ser bem mais caros. Uma forma de economizar é não ceder às pressões das crianças e optar por produtos que não tenham ligação com personagens famosos. Como uma forma de negociar com os filhos, os pais podem dar um ou dois itens do personagem favorito, mas não comprar a linha completa. Use a internet para ver resenhas de marcas não tão conhecidas e com itens de boa qualidade, que podem ser uma saída para os preços mais elevados.

6- Compre por atacado: Sabe o ditado a união faz a força? Então, ele também funciona aqui. As compras realizadas no atacado, em grande quantidade, são mais baratas do que aquelas realizadas no varejo. Vale se juntar com outras mães e pais e escolher locais que ofereçam essa opção. Você pode se surpreender com a economia que terá.

7- Itens urgentes ou não: Alguns itens exigidos são utilizados de imediato, desde o início das aulas, como cadernos, lápis, caneta, etc. Outros, no entanto, serão usados no decorrer do ano. Veja com a instituição a possibilidade de comprar alguns produtos a partir do segundo trimestre. Assim, você evita a elevação natural dos preços que acontece nos meses de janeiro e fevereiro.


Interessante né pessoal?! Depois de todas essas dicas já deu para perceber que se organizar garante uma boa economia, certo? Por isso, não hesite em pesquisar valores, criar listas e andar um pouquinho a mais. Conversar com as crianças e adolescentes sobre esse momento também é muito importante, assim todos ficam a par do valor estimado para a compra do material escolar e ninguém se frustra.





Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro







Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:



2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:


Comments


bottom of page