top of page

6 dicas para economizar na ceia de natal

O natal se aproxima e no atual contexto de inflação alta, os preços dos alimentos estão muito caros. Além dos alimentos do dia a dia, para a ceia de natal produtos sazonais são utilizados, o que pode acabar encarecendo as compras.







Confira 6 dicas para economizar na ceia de natal:


1- Defina previamente o número de convidados

Para evitar exagerar nas compras e assim gastar mais do que deve, uma boa dica é listar exatamente quantas pessoas irão para a sua ceia de natal. Com isso, fica mais fácil definir o número de pratos e a quantidade de ingredientes que precisam ser comprados. Além disso, é possível também definir com seus convidados o cardápio para saber exatamente o que vai ser necessário e sugerir a colaboração de todos para evitar que alguém fique sobrecarregado. Se preferir, há ainda a possibilidade de dividir os custos entre os participantes da ceia.

2- Estabeleça um valor a ser gasto e faça uma lista de compras

Depois de saber quantos convidados irão comparecer na ceia, faça um orçamento e coloque na ponta do lápis um valor fixo a ser gasto. A lista do que precisa ser comprado será baseada nesse orçamento disponível. Caso você ache que pode acabar gastando mais do que o valor estabelecido, procure levar o dinheiro certo que pretende usar. Dessa forma, você consegue evitar ultrapassar o limite que impôs.

3- Pesquise por preços e faça as compras em lugares diferentes

Com a lista em mãos de tudo o que precisa ser comprado e com um orçamento fechado, pesquise o preço dos produtos em diferentes supermercados e lojas. Anote as melhores ofertas e, se possível, faça as compras em locais diferentes. Os preços podem variar, sendo assim, é importante estar disponível para comprar em mais de um estabelecimento.

4- Não deixe tudo para a última hora

Para conseguir seguir a dica anterior, é importante não deixar tudo para a última hora. Além de conseguir aproveitar os menores preços em diferentes supermercados, comprando com antecedência você irá conseguir evitar os produtos com preços de véspera, ou seja, de dias antes do natal que costumam ser ainda mais caros. Por isso, faça um planejamento para conseguir comprar com tranquilidade.

5- Substitua alimentos caros por opções mais em conta

Os alimentos tipicamente natalinos costumam ser caros. A demanda por esses produtos é alta e muitos deles não são comuns nessa época do ano no nosso país. Desse modo, uma boa opção para quem precisa economizar é trocá-los por ingredientes da estação, por exemplo. Escolha marcas de produtos nacionais que não vão ter o peso do valor dos itens importados, e aposte em frutas e verduras da estação. Para a proteína, uma boa pedida pode ser um peixe. Se você é daqueles que não abre mão do pernil e do peru de natal, faça uma pesquisa prévia dos valores em diferentes lugares e das diferentes marcas para optar pelo preço mais em conta.

6- Cuidado com o cartão de crédito

Por fim, cuidado com o gasto desenfreado do cartão de crédito nessa época de compras para a ceia de natal. Opte por usar as formas de pagamento à vista (dinheiro, débito e pix). Caso não seja possível, leva a sério a dica número dois, mantendo firme o valor fixo estabelecido para gastar e, desse modo, não iniciar o próximo ano com dívidas.


Bacana né pessoal?! Agora ficou fácil fazer uma ceia de Natal econômica, não é mesmo?





Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro






Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:



2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:




Commenti


bottom of page