top of page

6 dicas para aproveitar a Black Friday com segurança

A Black Friday acontece no mês de novembro. A data foi inventada por comerciantes para movimentar o mercado e estimular as compras – por isso, se aproveitada de forma consciente, pode ser uma ótima chance para os clientes arrematarem produtos com bons descontos.

Mas é preciso atenção. Por ser uma época de grande movimentação financeira, a Black Friday atrai pessoas mal intencionadas que usam os descontos para aplicar diversos tipos de golpes.

No geral, os cartões de crédito possuem diversos mecanismos de segurança para prevenir fraudes – no entanto, um dos tipos mais comuns de golpe é enganar o cliente para que ele mesmo entregue os seus dados. Como? De fato, é essencial ficar atento a possíveis golpes.






Confira 6 dicas para aproveitar a Black Friday com segurança:


1. Cuidado com e-mails e redes sociais

Um dos tipos de golpe mais comum na internet é o chamado “phishing“ – o golpista envia uma mensagem se passando por uma loja, por exemplo, induzindo a pessoa a entregar seus dados na hora de comprar um “produto”. A pessoa acha que está preenchendo um cadastro quando, na verdade, está fornecendo dados a fraudadores. Os links para esse tipo de golpe geralmente são enviados em e-mails, redes sociais ou até mesmo SMS. Nas redes sociais, também vale redobrar a atenção com promoções e anúncios feitos via stories no Instagram ou status no Whatsapp. Alguns golpistas costumam anunciar produtos bem abaixo do preço de mercado, exigindo pagamento via Pix, mas não entregam a mercadoria.

2. Confira o endereço do site antes de colocar seus dados

Para enganar usuários e fazê-los preencher informações em páginas falsas, golpistas costumam usar variações de nomes – colocam uma letra ou palavras a mais – em endereços de e-mail ou nomes de sites.

Esse tipo de golpe pode ter dois objetivos:

· Fazer o cliente fornecer os dados do cartão, acreditando que está finalizando uma compra

· Fazer o cliente fornecer seu login e senha de um site conhecido. Assim, o golpista consegue acessar o cadastro verdadeiro, fazer compras e ter acesso a dados pessoais… Esse problema é ainda pior porque muitas pessoas usam o mesmo e-mail de login e senha em várias plataformas diferentes.

Dá para checar se um site é confiável?

Muitas vezes, os golpes podem enganar até mesmo o olho mais atento – e isso não é culpa dos usuários. No entanto, é possível tentar tomar alguns cuidados:

· Ficou em dúvida sobre o endereço que recebeu por link? Feche a página e acesse direto do seu navegador o endereço oficial daquela marca.

· Também vale consultar o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), que sempre atualiza sua lista de sites não confiáveis.

Como proteger meu cartão de crédito?

Você pode criar cartões virtuais, por exemplo. O cartão virtual oferece mais segurança em transações feitas pela internet. Ele possui uma sequência de números, um código de verificação e uma senha que geralmente são diferentes do seu cartão físico, logo, é mais fácil excluí-lo caso você suspeite que seus dados caíram em mãos erradas.

3. Fique de olho em promoções “imperdíveis”

Uma passagem a Paris por R$ 2? Aquele telefone novo por R$ 50? Desconfie quando a oferta for muito abaixo do mercado – especialmente no caso de eletrônicos, que são o grande chamariz da Black Friday. Sites fraudulentos costumam dar grande ênfase aos preços quase absurdos para atrair clicks – por isso, fique de olho em ofertas boas demais para serem verdade.

4. Evite compras em Wi-Fi públicos

Uma conexão de internet comprometida também pode ser porta de entrada para golpes. Ao fazer compras em Wi-Fi públicos, por exemplo, você nunca sabe ao certo quão expostos estão seus dados – inclusive, os do cartão de crédito. Evite fazer compras quando estiver conectado à internet de locais abertos, como um restaurante ou café, por exemplo.

5. Atenção aos boletos enviados por e-mail

Uma compra em um site aqui, outra acolá. Em algum momento, você recebe no e-mail um boleto que parece ser do seu último pedido e, sem prestar muita atenção, faz o pagamento. Soa familiar? Se sim, cuidado. Preste atenção se o boleto recebido é de uma compra realmente realizada por você e não um golpe. Nessa época do ano, com uma quantidade maior de pessoas pedindo boletos, golpistas tentam enganar as pessoas mandando boletos falsos que se parecem com o de grandes marcas. A estratégia é ganhar no volume – o famoso “vai que cola”. Outro jeito de escapar desse tipo de golpe é ficando atento às ferramentas disponíveis nos apps de instituições financeiras.

6. Não confirme tudo pelo telefone

Muito cuidado ao atender telefonemas que pedem confirmação de dados – especialmente de senhas. Lembre-se: nenhuma instituição financeira pede a confirmação de senhas por telefone. Se ficar na dúvida sobre o contato, desligue o telefone, acesse a página oficial da empresa e ligue você mesmo para o SAC.


Interessante né pessoal?! Com essas dicas fica mais fácil planejar, economizar e aproveitar a Black Friday com segurança não é mesmo?!





Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro






Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:



2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:


Comments


bottom of page