Presentear é bom demais! Todo mundo adora ganhar presentes, isso é fato, mas o ato de presentear tem um prazer todo especial, não acha?
Pensar na pessoa, nos gostos, no jeito, e depois escolher algo legal, preparar um belo pacote e ficar naquela expectativa pelo momento da entrega, de saber se o presente agradou. É uma maravilha!
O problema de muita gente é que o ato de presentear, que deveria ser um prazer, acaba se tornando uma fonte de endividamento. Não é por acaso, o período do fim de ano e os primeiros meses de um novo ano são justamente as épocas em que o brasileiro mais se endivida.
Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas para você economizar com os presentes de Natal e não se endividar tentando agradar outras pessoas.
Confira 4 dicas para cuidar do bolso nas compras de natal:
1. Não se empolgue com o décimo terceiro salário
O décimo terceiro salário é muito aguardado nessa época do ano, mas é preciso tomar muito cuidado para não cair na tentação de usar todo o dinheiro para fazer compras e acabar ficando sem nada para o início do ano seguinte. O ideal é que o décimo terceiro seja usado prioritariamente para quitar dívidas pendentes, depois para fazer uma reserva de emergência e só então utilizado para pagar presentes à vista. Ou seja, apenas aproveitar esse “dinheiro extra” caso você não tenha dívidas e já tenha sua reserva montada. O fato é que não adianta se endividar na tentativa de presentear, muito menos correr riscos ficando sem uma reserva de dinheiro. Por isso, nesses casos o melhor a fazer é ser criativo e aproveitar as ideias de presentes de Natal mostradas acima para economizar.
2. Compre com antecedência
Se você quer ir além dos mimos artesanais, essa é uma excelente dica para encontrar presentes de Natal baratos. Ou seja, não deixe para comprar os presentes de Natal perto do Natal! Pois é. Você já sabe quando vai precisar gastar e, muitas vezes, já sabe até o que vai querer comprar. Mas parece que “finge” que essas datas nunca vão chegar e todos os anos leva uma surpresa pensando “Caramba! Chegou o Natal e eu preciso comprar presentes!”. Sem contar que, comprando antecipadamente, você pode aproveitar eventos como a Black Friday e conseguir bons descontos para os presentes.
3. Faça uma lista de presentes
Para comprar ou fazer os presentes de Natal para a família e amigos, a melhor alternativa é ter uma lista com tudo devidamente anotado: nome da pessoa que você quer presentear e suas respectivas opções de presentes. Caso você vá criar algo manual, então anote também os materiais que vai precisar para confeccionar o item. Dessa forma, você não cai na tentação de comprar tudo que aparecer na sua frente.
4. Guarde dinheiro ao longo do ano
Outra dica para cuidar do seu bolso no final do ano e não ficar endividado ao fazer ou comprar presentes é ter um dinheiro guardado com essa finalidade. Você não precisa necessariamente destinar uma grande parte do seu orçamento para isso, mas vá guardando aos poucos todo mês. Dessa forma, quando o final do ano chegar, você vai poder decidir com mais tranquilidade se deseja fazer um presente à mão, comprar algo pronto ou oferecer um jantar, por exemplo, tudo isso sem extrapolar o orçamento.
Bacana né pessoal?! Agora ficou fácil fazer economizar nos presentes de natal, não é mesmo? Com essas dicas é possível sim, manter os gastos dentro do orçamento e não deixar de presentear os familiares e amigos.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!
Atenciosamente,
Equipe do Box Financeiro
Temos 02 convites especiais para você:
1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:
Facebook: https://www.facebook.com/boxfinanceiro
Instagram: https://www.instagram.com/boxfinanceiro/
Twitter: https://twitter.com/boxfinanceiro
TikTok: tiktok.com/@boxfinanceiro
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSEstkPR-iLPpIPMoS_D8hA
2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:
Temos muitos conteúdos gratuitos sobre Dia a dia, Educação Financeira e Empreendedorismo. https://www.boxfinanceiro.com.br/podcast
Comentários