top of page

08 dicas de filmes de educação financeira


Quando chega à noite, os feriados ou os fins de semana e com ele a vontade de se aconchegar no sofá, fazer uma pipoca e assistir um bom filme. E por que não unir o útil ao agradável e ver uma produção que, além de entreter, ainda aborde um tema sobre o qual você quer aprender?


Muita gente ainda tem dificuldade em lidar com dinheiro, então assistir alguns filmes que nos ensinam sobre educação financeira, investimentos e o universo da bolsa de valores, pode ser uma solução para começar a desenvolver conhecimentos sobre esse assunto.


Existem muitas formas de aprendizagem de educação financeira e os filmes são uma excelente opção para as pessoas que adoram dedicar tempo assistindo filmes, pois muitos sucessos de bilheteria que vão te ensinar sobre o assunto de forma leve e descontraída.


As abordagens do cinema também são ótimas oportunidades para ter um tempo de relaxamento sem deixar de lado o estudo sobre educação financeira.





Conheça 08 dicas de filmes de educação financeira:


1. Quants – Os Alquimistas de Wall Street: Esse filme fala sobre o mercado financeiro norte-americano, dessa vez um documentário chama a atenção por contar a história de especialistas, como matemáticos, físicos e programadores, contratados em Wall Street para tentar desvendar matematicamente o sistema financeiro, criando modelos para definir os valores de títulos financeiros e contabilizar seus riscos.


2. Até que a Sorte nos Separe: A comédia brasileira retrata um sonho de muitos brasileiros: ganhar na loteria. O filme mostra valiosas lições sobre educação financeira, sobre necessidades básicas, excesso de luxo, e, principalmente, sobre a importância de contar com um suporte profissional para cuidar de tanto dinheiro.


3. Vivendo com Um Dólar: Documentário que retrata a viagem de quatro amigos para a Guatemala, onde encaram a fome com o orçamento de apenas um dólar por dia. A ideia foi conscientizar as pessoas a respeito da estatística verdadeira de mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivendo em extrema pobreza e sobrevivendo com apenas um dólar por dia.


4. O Homem que Copiava: Mais um sucesso de bilheteria do cinema brasileiro, que retrata perfeitamente a situação de muitos trabalhadores frustrados por serem mal remunerados. O personagem de Lázaro Ramos, assim como muitos brasileiros, trabalha horas e horas por dia e sonhando com um aumento ou um “milagre”. Para aumentar a renda, ele tem a “brilhante” ideia de imprimir seu próprio dinheiro.


5. Quem Quer ser Um Milionário? Esse filme também traz a narrativa de um garoto simples, com sérias dificuldades financeiras, e que lida com violência e miséria na Índia. Com a oportunidade de participar de um programa de TV concorrendo a grandes prêmios, o jovem de 18 anos Jamal procura responder as perguntas com base nas suas experiências de vida, e todos se surpreendem com o resultado. A polícia então desconfia da honestidade do garoto, que precisa provar sua honestidade.


6. The China Hustle: Escrito por Jed Rothstein, o documentário revela como banqueiros norte-americanos usaram pequenas empresas chinesas para enganar investidores entre 2008 e 2016. A obra conta como analistas de investimento descobriram que essas companhias chinesas, listadas no mercado de ações dos EUA, eram fraudulentas.


7. Freakonomics: o Lado Oculto da Economia. O documentário, baseado no livro “Freakonomics: o Lado Oculto e Inesperado de Tudo que Nos Afeta”, explica as teorias pouco convencionais de Steven Levitt. A obra relaciona as teorias econômicas com fatores sociais para explicar uma série de problemas da sociedade norte-americana, como a criminalidade, aborto, corrupção e segregação cultural. Os autores mostram suas hipóteses por meio de dados que parecem não ter relações entre si e a economia.


8. O Homem que Mudou o Jogo. Um time de baseball da Califórnia com um orçamento apertado contrata um novo gerente para lidar com suas finanças ao mesmo tempo que precisa investir para melhorar o desempenho da equipe. Ao usar análises estatísticas e estratégias diferentes do usual no meio esportivo, o time acaba se tornando um sucesso. Com atuações de Brad Pitt e Jonah Hill, o longa mostra que pouco dinheiro bem utilizado gera bons resultados, ainda mais com o trabalho em grupo.


Bacana né pessoal?! Para um aprendizado de educação financeira é possível assistir a alguns filmes e aprender maneiras de controlar o próprio orçamento, além de compreender melhor o funcionamento do mercado financeiro.


Seja baseado em uma história real ou apenas na ficção, a educação financeira é um conhecimento indispensável para quem deseja organizar as finanças e desenvolver habilidades para alcançar a tão sonhada autonomia financeira.


Por essa razão, assistir a determinados filmes é uma estratégia inteligente e pode proporcionar diversos benefícios além do entretenimento.



Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro







Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:


2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:


ความคิดเห็น


bottom of page