Saber como poupar o salário é muito importante para todas as pessoas, independentemente de quanto é o seu salário e da atividade que você exerce.
Muitas pessoas tem passado por momentos de ansiedade por não conseguirem pagar as suas contas mensais, quitar dívidas e realizar os seus sonhos a curto, médio e longo prazo, o que gera muitas aflições e falta de saúde financeira em muitas famílias.
Nesse sentido, o melhor a fazer é aprender a poupar o salário, economizar e repensar alguns hábitos do cotidiano.
![](https://static.wixstatic.com/media/11062b_83883de826fb49ddb7c42aa2ad1e2aae~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/11062b_83883de826fb49ddb7c42aa2ad1e2aae~mv2.jpg)
Conheça 08 dicas de como poupar o seu salário:
1. Faça um balanço do seu orçamento: Antes de mais nada, anote todas as suas receitas e gastos. Além disso, verifique as suas dívidas em aberto e saiba como está a sua saúde financeira de modo geral. Após analisar esses dados, você conseguirá fazer um balanço financeiro e perceber se está gastando mais do que ganha ou se não tem poupado dinheiro devido a gastos dispensáveis.
2. Evite gastos desnecessários: Sob o mesmo ponto de vista, após saber quanto você ganha X quanto você gasta, é hora de verificar o que é dispensável e o que pode sair da sua lista de despesas. Sobre isso, vamos a um exemplo. Se você tem costume de pedir comidas por apps, que tal pedir apenas 1 vez na semana e cozinhar mais? Lembre-se que existem muitas formas práticas de cozinhar em casa e economizar muito.
3. Faça um controle financeiro: Existem diversas formas de fazer um controle financeiro, seja num caderno, caderneta, planner, planilhas, aplicativos e programas que facilitam essa gestão. Independentemente da forma escolhida, os dados devem ser anotados sempre que possível e revisados periodicamente. É preciso ter disciplina e foco para que nenhum detalhe passe em branco.
4. Pague todas as suas contas em dia: De maneira simplificada, ao manter as suas contas em dia você evitará transtornos, multas e juros desnecessários. Assim, anote as suas contas mensais, semestrais e até anuais no seu app de controle financeiro. Desse modo, você não será pego de surpresa em nenhum momento e receberá notificações sobre os vencimentos das faturas, além de evitar o pagamento de multas e juros.
5. Quite as dívidas que estão pendentes: Se você tem dívidas, respire fundo e saiba que você não está sozinho nessa. Algumas pesquisas apontam que existem milhões de famílias brasileiras endividadas. Este é um dado terrível, mas você pode reverter essa situação com algumas ações sábias, dentre elas estão: Verificar a possibilidade de migrar a sua dívida de uma instituição financeira para outra, que ofereça menor taxa de juros; Entrar em contato com seus credores e negociar os seus débitos. Todavia, certifique-se de que você poderá honrar este compromisso e de que a parcela caberá no seu orçamento.
6. Aprenda educação financeira: É essencial buscar informações, estudar e se dedicar com empenho para aprender conteúdos sobre finanças. Faça cursos, leia e-books, acompanhe blogs, canais no youtube e no telegram, conheça perfis nas redes sociais que disponibilizam conteúdos com dicas fundamentadas e ricas sobre educação financeira.
7. Use o cartão de crédito com sabedoria; O cartão de crédito é super prático e pode sim ser usado (ele não é um vilão). Entretanto, precisa ser utilizado com inteligência, afinal, é muito fácil perder o controle das despesas ao apenas passar o cartão por aí. Sobre isso, temos algumas sugestões: Se você deseja acumular milhas para viagens ou utilizar o programa de pontos do seu cartão, sempre o use com o valor estipulado a ser gasto e já com o dinheiro reservado para a chegada da fatura; Jamais use o cartão de crédito diariamente e sem anotar no seu controle os gastos. Muitas pessoas se assustam quando a fatura chega e precisam entrar no rotativo, pagando apenas o mínimo do valor, o que gera uma alta cobrança de juros.
8. Defina as suas prioridades e foque nelas: É essencial que você tenha metas, caso contrário, se perderá facilmente diante das dificuldades. Afinal, por que você quer poupar o salário? Para fazer uma viagem daqui a um ano? Ou você deseja quitar as suas dívidas à vista em 6 meses? Anote na sua agenda ou no seu controle financeiro suas prioridades e mantenha seus olhos nelas. Desse modo, você conseguirá resistir às tentações mais facilmente e as chances de se frustrar são infinitamente menores.
Interessante né pessoal?! Com todas essas dicas fica mais fácil, poupar o seu salário, não é mesmo?!
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!
Atenciosamente,
Equipe do Box Financeiro
![](https://static.wixstatic.com/media/2e9d95_1350707d5e0c4a6da87515352ced94fc~mv2.jpg/v1/fill/w_960,h_960,al_c,q_85,enc_auto/2e9d95_1350707d5e0c4a6da87515352ced94fc~mv2.jpg)
Temos 02 convites especiais para você:
1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:
Facebook: https://www.facebook.com/boxfinanceiro
Instagram: https://www.instagram.com/boxfinanceiro/
Twitter: https://twitter.com/boxfinanceiro
TikTok: tiktok.com/@boxfinanceiro
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSEstkPR-iLPpIPMoS_D8hA
2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:
Temos muitos conteúdos gratuitos sobre Dia a dia, Educação Financeira e Empreendedorismo. https://www.boxfinanceiro.com.br/podcast
Comments