top of page

07 dicas para gerenciar as finanças neste final de ano

Entra ano, sai ano, mas o desespero com as despesas de final de ano é sempre o mesmo. Período de férias escolares e recesso no trabalho, presentes de Natal, amigos secretos e viagem de ano novo se unem às outras despesas que ficam à espreita esperando um novo começo de ano.

É o caso do IPTU, IPVA, despesas escolares e Imposto de Renda. Sem o cuidado adequado, esta época do ano pode se tornar uma verdadeira bola de neve e prejudicar as finanças do ano inteiro.

Esse é um tema de bastante importância e já apareceu outras vezes por aqui no Portal André Bona, inclusive. Mas quando se trata de gerenciamento financeiro, mais informações nunca é demais, não é mesmo?

Aproveitando que o período de festividades já começa a se aproximar (embora ainda haja tempo para investir em um plano de organização para enfrentá-lo da melhor maneira), separamos algumas dicas para você se preparar para as despesas do final de ano.







Confira 07 dicas para gerenciar as finanças neste final de ano:


1- Faça um diagnóstico financeiro

O primeiro passo fazer um diagnóstico financeiro e saber exatamente em que situação se está: endividado, equilibrado ou investidor. “A partir daí, fica mais fácil definir o que deverá ser feito para melhorar a situação - ou continuar, se já estiver no caminho certo.”

2- Anote todos os gastos

Deve-se, então, anotar todas as despesas durante 30 dias, e recomenda-se, separando-as em categorias: alimentação, combustível, etc.

3- Faça os ajustes necessários

Com uma visão mais ampla dos gastos, sugere-se fazer uma análise e ver como é possível cortar os supérfluos e excessos e poder redirecionar esse valor para a realização dos sonhos, que, por sua vez, devem ser bem definidos.

4- Estabeleça metas financeiras

Quando se tem vontade de economizar para realizar sonhos, é importante pensar em, pelo menos, três tipos de conquistas desejadas: uma de curto prazo (até um ano), outra de médio prazo (até dez anos) e ainda uma de longo prazo (acima de dez anos). Para cada um desses sonhos é importante fazer um orçamento, para saber quanto custam e quanto poderá ser poupado por mês, sabendo, assim, em quanto tempo eles serão realizados.

5- Aprenda a guardar dinheiro

Para que os sonhos possam ser realizados, é preciso, de fato, começar a guardar dinheiro. “Essa ação deve ser feita imediatamente após receber o salário, pois, se deixar para o final do mês, certamente, não sobrará”.

6- Controle os gastos de Natal

Ainda em relação ao final do ano, mas com foco no Natal, a dica é fazer uma lista dos presentes que se quer comprar e o valor que se deseja e se pode gastar com cada um deles. “Para quem recebe 13º salário, o dinheiro pode, e deve, ser usado para esses gastos de fim de ano, uma vez que o objetivo dele é - e sempre foi - o de oferecer uma gratificação aos trabalhadores, ou seja, é um dinheiro extra, que deve ser utilizado para despesas não fixas, como é o caso das compras de fim de ano”. “É um erro muito comum as pessoas comprometerem esse valor com dívidas, devido à falta de educação financeira da população. ”Por fim, fica um alerta. O planejamento financeiro para o ano que começa é frequentemente comprometido por conta dos parcelamentos feitos no fim do ano. Por isso, a recomendação é que sempre se poupe ao longo do ano para que possa comprar à vista e ainda obter bons descontos.

7- Tenha atenção com os gastos da virada

Gastar além do limite e comprar por impulso são práticas que oferecem grande perigo ao orçamento financeiro das famílias. E as boas condições de pagamento e promoções acabam estimulando esse comportamento. Uma dica para não passar dos limites é pensar antecipadamente quanto se pode gastar com o evento sem prejudicar o orçamento. “Comprar roupas e calçados de grife, fazer festa, comer e beber em restaurantes com amigos, adquirir ingressos em eventos da virada ou até mesmo adquirir novos acessórios e investir nas decorações para as comemorações são atitudes bacanas, mas fazer tudo isso sem se programar pode significar um endividamento, ou pior, fazer com que se torne um inadimplente”.


É importante ressaltar que caso não se tenha conseguido guardar dinheiro e tenha que parcelar, avalie o diagnóstico financeiro feito anteriormente e veja quais são os gastos que estão por vir (IPTU, IPVA, material escolar) para que se compre ciente do valor que terá que dispor mensalmente”. “Feito isso, com certeza se estará muito mais preparado para um 2023 mais próspero, mesmo que a crise ainda perdure por algum tempo.”


Interessante né pessoal?! Você não precisa extrapolar o orçamento os gastos do final de ano. Com essas dicas fica mais fácil planejar e gastar de forma cautelosa e consciente, não é mesmo?!





Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro







Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:



2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:


Commentaires


bottom of page