top of page

07 consequências que a desorganização financeira causa em nossa saúde financeira

De fato, não organizar e controlar as suas finanças pode levar a uma série de problemas, e isso pode afetar de forma extremamente prejudicial a nossa saúde financeira.

A desorganização financeira desencadeia diversos problemas financeiros, e eles são tão terríveis que podem afetar até a saúde do nosso corpo e principalmente, nossa saúde mental. A mente e o nosso psicológico são os mais afetados, podendo causar ansiedade, tristeza e até depressão, dentre outros problemas.






Conheça 07 consequências que a desorganização financeira causa em nossa saúde financeira:


1- Falta dinheiro no fim do mês: Quando não há um controle sobre as finanças, as pessoas tendem a se tornar mais vulneráveis e caem com mais frequência em tentações de consumo, comprando coisas das quais não precisam. Como consequência, pode faltar dinheiro para poupar no fim do mês ou pior: pode faltar dinheiro até para pagar as contas. Pessoas consumistas costumam achar, por exemplo, que o cheque especial é um suplemento ao salário e tendem a ignorar a quantidade e o valor das compras feitas no cartão de crédito, assim como os juros atrelados a elas.

2- As dívidas crescem: Quando não existe um equilíbrio entre renda e despesas, as dívidas se tornam inevitáveis. E com as dívidas, começam as cobranças e o acúmulo cada vez maior de juros. Esse aspecto pode ser extremamente estressante, porque as constantes ligações e correspondências, as ameaças de ações judiciais e os protestos em cartórios provocam uma grande preocupação. Para solucionar o problema, muitas pessoas acabam pedindo ajuda financeira a familiares, amigos ou parceiros para cobrir as dívidas, o que pode causar mal estar, brigas e constrangimento.

3- Relações sociais são abaladas: O desgaste das relações sociais, como comentamos, é uma das consequências da desorganização financeira e da falta de saúde financeira. Quando o descontrole afeta a vida da família ou do casal, por exemplo, o resultado pode ser um aumento dos níveis de estresse e discussões em casa. Além disso, uma pessoa que não honra com suas dívidas e constantemente pede dinheiro emprestado às pessoas próximas tende a ser vista com desconfiança e evitada nos grupos sociais.

4- O nome pode acabar “sujo”: Quando a pessoa não consegue pagar suas dívidas e seu nome fica “sujo”, ou seja, vai para cadastros de inadimplentes como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), a rotina financeira fica ainda mais complicada. Isso torna o acesso a crédito e serviços bancários em geral muito mais difíceis, já que a maioria das instituições financeiras têm acesso a esses dados. A pessoa inadimplente não consegue tomar empréstimos, fazer financiamentos, alugar imóveis ou conseguir um limite maior no cartão de crédito, por exemplos. Outro aspecto prejudicial é que a existência de débitos em instituições de proteção ao crédito provoca até mesmo problemas na hora de conseguir um emprego. Muitas empresas também têm acesso a esses dados e levam em conta se o funcionário é responsável financeiramente, usando esse dado como um indicador mais amplo de sua personalidade.

5- Momentos de lazer ficam raros: Além disso, ao tentar manter um padrão de vida acima do que é capaz, a pessoa acaba se tornando refém das dívidas e não consegue mais reservar dinheiro para os momentos de alegria e lazer. Nesse estágio, a pessoa basicamente trabalha para pagar suas dívidas e pagar as contas básicas, o que pode ser extremamente frustrante porque passa a sensação de estagnação e de que a renda está indo pelo ralo por causa de decisões ruins feitas anteriormente.

6- Você acaba trabalhando demais: Pessoas endividadas podem se tornar workaholics em busca do dinheiro das horas extras ou de trabalhos freelancers que complementem a renda e ajudem a quitar as dívidas. Essas atitudes, no entanto, não combatem a essência do problema, que é a desorganização financeira e o descontrole do orçamento. Trabalhar em excesso pode ser ainda mais prejudicial, pois abala a saúde física, mental e social das pessoas.

7- A saúde física é afetada: Segundo um estudo realizado por acadêmicos de quatro instituições dos Estados Unidos com mais de 3 mil trabalhadores apontou que a desorganização financeira e a falta de saúde financeira em geral provocam diversos problemas de saúde.

No estudo, cerca de 42% dos entrevistados responderam que a sua saúde sofreu algum tipo de impacto em funções de seus problemas financeiros. Desse total, foram destacadas as seguintes condições:

· Estresse (46,3%)

· Ansiedade (11,9%)

· Depressão (10%)

· Insônia (9,2%)

· Dor de cabeça (7,3%)

· Hipertensão (7,2%)

· Perda ou ganho de peso (3,5%)

· Problemas estomacais ou digestivos (2,9%)

· Outras dores – como nas costas ou no peito (1,2%)

· Fraqueza e cansaço generalizado (1,1%)

· Úlceras (1%)

· Uso de drogas lícitas ou ilícitas (0,3%)

Mas sabemos que é possível e nunca é tarde demais para organizar a vida financeira, não é mesmo?

É interessante ressaltar que de fato, com a educação financeira as pessoas aprendem a cuidar do seu dinheiro. Ter um controle financeiro seja no caderno, caderneta, planner, planilha ou aplicativo é essencial para administrar as suas finanças diante de suas receitas, despesas, reservas e investimentos, evitando endividamentos e problemas financeiros. Sendo o planejamento financeiro a ferramenta ideal para a realização de sonhos a curto, médio e longo prazos.

Uma pessoa que cuida, controla, planeja, acompanha e traça estratégias para as suas finanças pessoais e familiares, tem bem menos chance e probabilidade de ficar totalmente sem recursos para suprir a sua vida e não ter saúde financeira.

Por isso, é extremamente importante sempre enfatizar que estudar, pesquisar e aprender educação financeira é primordial para cuidar das finanças com responsabilidade, disciplina e sabedoria, para ter uma vida feliz, próspera e saudável financeiramente.


Bacana né pessoal?! Entendendo essas consequências que a desorganização financeira causa em nossa saúde financeira, fica mais fácil cuidar das nossas finanças, não é mesmo?!




Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro






Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:



2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:


Comentarios


bottom of page