top of page

07 benefícios de utilizar o controle financeiro em sua empresa

O controle financeiro empresarial é definido pelo conjunto de ações de análise, avaliações e controle de dados financeiros de um negócio para entender suas condições financeiras.

Entre os processos admitidos, estão:

· a análise do fluxo de caixa;

· obrigações, direitos e riscos;

· o controle de entradas e saídas;

· avaliação de relatórios financeiros;

· a checagem de dados patrimoniais;

· saldos bancários e reservas financeiras.

Ou seja, todas as tarefas que esclareçam a situação financeira da empresa e permitam uma visão ampla sobre seu caixa. Assim, é possível que o responsável possa planejar ações proativas para melhorar a saúde financeira, se alimentando destes dados e interpretações para dirigir os demais setores do negócio.

É possível dizer que o controle financeiro empresarial é a principal tarefa de uma boa gestão financeira.

Sabe quando você precisa tomar uma decisão sobre, por exemplo, um investimento, mas não tem certeza se é o melhor momento, se há dinheiro suficiente, se há justificativa para isso…? Bom, o controle financeiro empresarial ajuda nessas horas.

Trata-se da ação de avaliar a situação financeira da empresa, de modo que o gestor responsável possa se basear nesses dados obtidos de relatórios e movimentações para criar estratégias.

No exemplo da necessidade de investimento que pintamos acima, um bom controle financeiro ajudaria o gestor a responder a essas perguntas de prontidão. Ou seja, é uma forma de transparecer o real cenário da empresa, suas condições e necessidades.

Assim, é possível desenhar estratégias mais assertivas, como para enfrentar crises, períodos de alta ou baixa demanda, sazonalidade, altas no dólar, entre outros.

É extremamente importante entender que o controle financeiro empresarial depende do seu poder de análise, mas ele só funciona com uma cultura corporativa calcada organização e no planejamento.

Se você busca organizar os processos da sua empresa e ainda sustenta as ações com base em um planejamento estratégico, implementar um bom controle financeiro não será tarefa difícil.









Conheça 07 benefícios de utilizar o controle financeiro em sua empresa:


1- Acompanhar diariamente o fluxo de caixa: O primeiro passo é compreender a situação atual do seu negócio. E como você faz isso? Criando um sistema de fluxo de caixa com acompanhamento diário. Desse modo, sua empresa evita o acúmulo de dívidas e pode se planejar melhor em relação ao calendário de obrigações, o que também viabiliza os investimentos. Nesse passo, seja metódico: faça do acompanhamento uma rotina, com dia e hora marcados. Essa visão próxima das movimentações vai permitir maior transparência sobre as entradas e saídas. Além disso, permite que você identifique falhas rapidamente — algo excelente para alguns tipos de negócio, como varejos com PDVs.

2- Definir orçamentos: Nenhum negócio de sucesso cresce e se desenvolve com gastos livres. É um nível de anarquismo gerencial que a nenhuma empresa vai sobreviver acredite. Por isso, definir orçamentos é uma ótima maneira de estabelecer limites para seus gastos. É uma forma válida de fomentar suas previsões futuras e de atrelar suas metas de crescimento, aliando os investimentos com seu planejamento financeiro.

3- Cortar gastos desnecessários: Além de registrar gastos, pegue esse documento e, após um período de tempo (como 30 dias), sente-se para avaliá-lo. De forma analítica, procure identificar os gastos de acordo com sua prioridade e real necessidade para o seu negócio. Garantimos que essa ação pode gerar uma boa economia para sua empresa, favorecendo o fluxo de caixa.

4- Conhecer os prazos de pagamentos: Um dos elementos principais de um planejamento financeiro é conhecer suas obrigações. Ou seja, quando você deve pagar seus funcionários? E a parcela do empréstimo? E os seus fornecedores? É importante ter tudo isso em mente documentado, para que você possa organizar suas finanças, ou mesmo realizar renegociações. Assim, você garante que sua empresa não fique com nome sujo na praça.

5- Contar com uma boa equipe: Seu time deve estar preparado para cumprir com as tarefas de análise, avaliação e geração de relatórios que o controle financeiro empresarial exige. Muito além das etapas de start da operação, é preciso manter uma continuidade nesse trabalho. Ou seja, analisar o nível de gastos em relação ao planejamento orçamentário proposto, bem como verificar se o plano de ações dos setores está sendo cumprido e seus impactos para a empresa. Tudo isso deve ser levado em conta e apresentado ao gestor (ou realizado por ele mesmo, caso seja um micro ou pequeno negócio).

6- Ter a tecnologia como aliada pode ajudar: São várias etapas relacionadas, tanto na hora de implementar o método de controle, como para sua continuidade. Análise, geração de relatórios, ajustes, comunicação. Tudo isso de forma ágil, para que a empresa possa responder a todas as demandas com rapidez. Nesse ponto, o uso de tecnologia qualificada pode servir como um braço direito para a empresa. De fato, um sistema de gestão pode até mesmo cumprir boa parte das tarefas de um setor financeiro. A tecnologia na gestão financeira do negócio é capaz de automatizar uma série de processos como: Pagamentos; Controle de gastos; Registro de contas a pagar e receber; Organização de notas e cupons fiscais; Realização de inventários automatizados; Controle do fluxo de caixa. A tecnologia viabiliza uma série de vantagens para o seu negócio e o controle financeiro empresarial automatizado é uma delas.

7- Terceirizar a área financeira pode fazer sentido para o seu negócio: A terceirização do setor financeiro é a delegação de atividades relacionadas às finanças da empresa para especialistas que não fazem parte da equipe de colaboradores da organização. Por se tratar de uma atividade-meio, a gestão financeira pode ser direcionada a prestadores de serviços que cuidam de todas as rotinas administrativas, desde o fluxo de caixa até relatórios financeiros. Muitas são as vantagens da terceirização do setor financeiro e podemos destacar que a redução de custos é um dos pontos centrais da terceirização do setor financeiro, pois reduz os gastos operacionais e quantidade de processos necessários à gestão de finanças e contabilidade. A economia também é sentida na redução de encargos trabalhistas, uma vez que é muito mais prático e barato manter o serviço do que contratar equipes próprias. Ao somar todas as despesas de um departamento financeiro, incluindo o capital humano, treinamentos, estrutura, tecnologia e outros custos, fica clara a vantagem econômica. De fato, nem sempre a empresa tem condições de dedicar tempo suficiente à gestão financeira. Assim, a terceirização permite que profissionais especializados na área dediquem grande atenção ao tema e, assim, ofereçam soluções criativas e inovadoras para o controle do dinheiro da organização. Desse modo, os terceirizados conseguem propor soluções mais eficientes, auxiliando a empresa a reduzir custos e aumentar seus lucros. A terceirização da área financeira facilita todos os processos administrativos e financeiros, automatizando uma série de tarefas para facilitar a vida do empreendedor. Assim, você pode focar diretamente na parte estratégica do seu negócio, enquanto o profissional ou empresa especializada se encarrega do resto. Considerando que a área financeira é uma das mais complexas e centrais para a empresa, deixá-la nas mãos de especialistas pode ser uma ótima saída para tornar a gestão mais eficiente, ágil e econômica.


Bacana né pessoal?! Conhecendo todos esses benefícios e utilizando o controle financeiro em sua empresa, fica mais fácil cuidar das finanças do negócio, não é mesmo?!






Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro









Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:



2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:


コメント


bottom of page